Senadora Selma Arruda recebe Presidente da CONAFER em reunião próspera

Durante a tarde dessa quinta-feira, 14 de março, o Presidente da CONAFER, Dr. Carlos Lopes, esteve em uma importante reunião junto à Senadora Selma Arruda. Reconhecida pelo seu exímio trabalho como Juíza no Mato Grosso, hoje a Senadora é Coordenadora Institucional da Frente Parlamentar de Agricultura (FPA), além de ser titular das comissões de ‘Agricultura e Reforma Agrária’, ‘Assuntos Sociais’, ‘Constituição, Justiça e Cidadania’, dentre outras quatro.

A reunião começou com a CONAFER se posicionando em defesa da Reforma Agrária, do INCRA e de uma atualização do plano de carreira de seus servidores. Buscamos trazer as necessidades dos indígenas, quilombolas e pescadores artesanais para dentro do setor. Defendemos a questão da regularização fundiária e ambiental, para que o investimento realizado na Reforma Agrária seja o melhor possível, e também a renovação dos modais energéticos, buscando alternativas sustentáveis que se apliquem às pequenas propriedades.

Outra grande pauta discutida foi o fomento de obtenção direta de territórios dos agricultores, baseado no Decreto 433, que autoriza o governo a adquirir imóveis diretamente. A CONAFER entende que o território é um ativo do agronegócio e pode ser comercializado, tendo em vista que o orçamento para aquisição de imóveis para a Reforma Agrária atende tanto imóveis desapropriados por improdutividade, quanto para aquisições diretas. Acreditamos que a obtenção direta, através do Decreto 433, será como um remédio no combate ao conflito agrário em nosso país.

A Senadora prontamente garantiu que iria analisar todas as demandas para, se possível, construir agendas tanto nas comissões dos assuntos pertinentes quanto na FPA, e assim tratar de assuntos de interesse mútuo do mandato e das vagas titulares que ela ocupa. Ela ficou de dar resposta à Confederação e ao Presidente, mas já se colocou convergente e interessada em todos os assuntos, que segundo ela são de suma importância para o Brasil e também seu estado, o Mato Grosso, hoje com mais de 30 mil assentados e diversas questões.

O Presidente saiu confiante da reunião, visto a importância de Selma Arruda para o setor da agricultura hoje no Brasil, e aguarda ansioso sua resposta na esperança que seja positiva e que possa agregar mais um grande apoiador em nossa luta na defesa do setor da agricultura familiar, com toda sua pluralidade e diversidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *