AGRICULTURA FAMILIAR: Fórum debate tecnologia para pequenos agricultores

FONTE: Paraná Cooperativo

Para debater como as inovações tecnológicas podem ajudar o agricultor familiar, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promove na segunda-feira (06/05) o I Fórum de Tecnologia para a Agricultura. O evento, que será realizado no Câmpus CIC, em Curitiba, é voltado para pequenos produtores, cooperativas, especialistas e startups de agrotecnologia.

 

Inclusão no mercado – O diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues, explica que o fórum busca promover o acesso de pequenos produtores às novas tecnologias e, assim, contribuir para agregar valor, diminuir custos e ampliar participação deles no mercado.

 

Diagnóstico – “Vamos conectar agricultores familiares com as empresas e suas tecnologias e também ouvir quais as necessidades deles para identificar como a tecnologia pode ajudá-los a resolver os problemas do dia a dia, tanto em relação à produção quanto à qualidade de vida”, destaca Rodrigues.

 

Iniciativas – O diretor explica que a realização do fórum está relacionada a outras iniciativas do Tecpar para fortalecer o uso da tecnologia e inovação no agronegócio. Uma delas é o projeto experimental que prevê a exploração do conceito de Smart Farm (fazenda inteligente), aplicado à agricultura familiar. O empreendimento será implantado no câmpus do instituto em Araucária, em parceria com o Sebrae-PR e a prefeitura do município.

 

Ampliação – “O Governo do Estado está investindo fortemente para que o Paraná seja competitivo na área de tecnologia para o agronegócio, e é fundamental que estes avanços também cheguem aos pequenos agricultores, que representam uma grande fatia da produção agrícola no Estado”, afirmou o diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota.

 

Maioria – Conforme a média dos últimos censos agropecuários, aproximadamente 84% das propriedades rurais no Paraná são da agricultura familiar. No total, são 305,1 mil. Dessas, cerca de 259 mil são de produtores familiares.

 

Programação – O fórum terá apresentações do Núcleo de Inovação Tecnológica para a Agricultura Familiar (Nita), de Santa Catarina, do Instituto Emater e da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). Também serão palestrantes os empresários Frederico Apollo Brito, diretor executivo  da Elysios Agricultura Inteligente startup gaúcha; e Alexandre Lerípio, diretor executivo da Sumá, startup catarinense com sede em Balneário Camboriú.

 

Serviço:

I Fórum de Tecnologia para a Agricultura

Data: 06 de maio (segunda-feira)

Horário: 14h

Local: Auditório do Tecpar

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775 – CIC – Curitiba

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *