da Redação


A SENAODS, Secretaria dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, é importante na atuação da CONAFER pelo cumprimento da Agenda 2030 da ONU e os seus 17 objetivos, entre eles a erradicação da fome e o fim da pobreza, todos amparados por um grande objetivo global de sustentabilidade

A Secretaria tem como pilar levar a Agenda 2030 ao maior número de pessoas e instituições, auxiliando a CONAFER na ampliação de suas relações com o segmento da agricultura familiar e toda a sociedade.

Com a SENAODS, a CONAFER busca a efetiva implementação dos 17 objetivos previstos na Agenda 2030 por meio de projetos sustentáveis na agricultura familiar, atividades efetivas de conscientização, grupos de trabalho para formulação de ações socioambientais e de segurança alimentar, rodas de conversa em comunidades tradicionais, e todos os canais de comunicação disponíveis para disseminar as práticas sustentáveis que preservem e defendam a vida sob todas as formas em nosso planeta.

A secretaria Cristina Pinheiro tem desenvolvido encontros e ações para apresentar a CONAFER e a SENAODS aos futuros parceiros de caminhada. Segundo a secretária, “é assim que vamos estabelecer parcerias agregadoras e transformadoras, percorrendo a mesma trilha que leva ao desenvolvimento sócio-econômico e cultural por meio da sustentabilidade. Convido a todos para conhecer nossas redes sociais, um espaço de troca de informações e conhecimentos desta grande corrente do bem que estamos formando!”

Siga-nos no INSTAGRAM e FACEBOOK


Os eixos de atuação da SENAODS na Agenda 2030

A Secretaria atua em consonância com os ODS para fortalecer as iniciativas existentes em âmbito nacional, atuando com a transversalidade que permite a Agenda 2030, contando com o apoio do Movimento Nacional ODS, as parcerias locais e agências da ONU. 
Em sua atuação local, a perspectiva é fortalecer os Espaços Conafer e todo o segmento da agricultura familiar, promovendo os objetivos do desenvolvimento econômico e social para camponeses, indígenas, quilombolas, posseiros, ribeirinhos, assentados e acampados em todo o território brasileiro.

LEIA TAMBÉM:

Por todo o Brasil, a CONAFER trabalha pela segurança alimentar, sustentabilidade e cultura

A SENAODS tem como baliza o documento “Transformando Nosso Mundo: Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, aprovado pelos países-membros da ONU por unanimidade, e que é baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias, pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Pessoas

Estamos determinados a acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.

Planeta

Estamos determinados a proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.

Prosperidade

Estamos determinados a assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.

Paz

Estamos determinados a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.

Parceria

Estamos determinados a mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável revitalizada, com base num espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis, e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.

Matérias relacionadas