A missão de promover a agricultura familiar brasileira.

 

A CONAFER, Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, promove o desenvolvimento econômico e social de camponeses, indígenas, quilombolas, posseiros, ribeirinhos, assentados e acampados em todo o território brasileiro. 

 

A entidade, fundada em 2011, estrutura-se por meio de Secretarias Nacionais, Coordenações Regionais, Sindicatos e Federações, as SAFERS e FAFERS, para dar voz e autonomia aos protagonistas da moderna agroecologia: 36 milhões de agricultores familiares responsáveis por 73% da produção de alimentos que o Brasil consome.

 

Como representante de uma parcela significativa da agricultura familiar brasileira, a CONAFER apoia a agroecologia, as ações de sustentabilidade no campo, a segurança jurídica dos seus associados, o acesso ao crédito e o fortalecimento dos produtores rurais como importantes demandadores de consumo, contribuindo ainda mais para fortalecer a economia do país. 

 

A CONAFER ainda trabalha pelo cumprimento das diretrizes globais da Agenda 2030 da ONU e suas agências PNUD, FAO, e da OEA, cujo compromisso é erradicar a fome, pôr fim à miséria e garantir a segurança alimentar do planeta sempre com a promoção da sustentabilidade.

 

O Gabinete da Presidência

 

 

Gabinete da Presidência da CONAFER

Em nome do Presidente Carlos Lopes, a equipe do Gabinete da Presidência é responsável por todo o funcionamento de fluxo interno das Secretarias da CONAFER, monitorando circulares, planilhas, planos de ação, relatórios e resultados. Além disso, também cuida da relação com o poder público, através do contato com Senadores, Deputados e diretores das principais autarquias do Brasil. Englobando recursos humanos, contabilidade e administração, conduz com excelência as rédeas da Confederação.

 

As Secretarias da CONAFER

 

As secretarias da CONAFER são a ponta de lança da Confederação.

 

Secretaria Geral da Conafer

Faz a gestão administrativa e financeira da Confederação, além de organizar e executar as políticas públicas e de relações com o mercado.

Secretaria Nacional de Comunicação

Dá visibilidade às ações, eventos, trabalhos e atividades da CONAFER por meio da produção de conteúdos, ações de comunicação com os associados e demais projetos da Confederação.

Secretaria Jurídica Nacional

Representa juridicamente os associados do campo nas questões junto ao Estado, e trata da competência das fundamentações jurídicas dos representados pela CONAFER.

Secretaria Nacional de Agroecologia, Políticas Agrárias e Meio Ambiente

Trabalha pelo resgate da sabedoria ancestral em harmonia com a contemporaneidade, unindo a sabedoria das práticas ancestrais, o conhecimento científico da natureza e as técnicas da moderna agroecologia.

Secretaria de Agricultura e Empreendedorismo Rural

Leva aos pequenos produtores rurais políticas agroecológicas, projetos de desenvolvimento rural com foco no empreendedorismo, coordena e executa os programas de capacitação dos agricultores familiares.

Secretaria Nacional da Tecnologia da Informação

Formula as políticas de TI interligando toda a Confederação por meio das plataformas digitais. A SETI cria produtos de inteligência digital e fornece as informações do mercado da agricultura familiar em tempo real.

Secretaria Nacional de Pesca e Aquicultura

Executa a política de desenvolvimento da piscicultura junto aos pequenos produtores familiares, promovendo ações de apoio técnico e projetos de empreendedorismo.

Secretaria Nacional de Políticas e Desenvolvimento dos Povos e Comunidades Quilombolas

Planeja e executa as políticas para o desenvolvimento das comunidades quilombolas por meio da produção sustentável, inserção no mercado agroecológico e promoção da cultura dos povos afros.

Secretaria Nacional de Esportes, Recreações e Atividades Sociais

Busca estimular as atividades esportivas como política de saúde nas comunidades, promovendo ações e atividades sociais da CONAFER com foco em sustentabilidade. 

FALTA LOGO

Secretaria Nacional de Relações Institucionais

Representa a CONAFER em suas relações com outras entidades do setor, atua na elaboração da agenda institucional e nos protocolos da Confederação.

FALTA LOGO

Conselho Jurídico para Assuntos Globais

Trabalha pela agenda global assinada pelos países-membros da ONU, a Agenda 2030, cujo objetivo principal é a erradicação da fome e a pobreza no mundo. Atua junto à Organização das Nações Unidas, ONU, e suas agências PNUD, FAO e OEA, os agricultores familiares e empreendedores rurais brasileiros associados à CONAFER

FALTA LOGO

Secretaria Nacional de Políticas de Fomento da Amazônia Legal

Levantamento de dados e informações para ações de fortalecimento da agroecologia na região amazônica, atuando em conjunto com os sindicatos em projetos de agricultura familiar.

Secretaria de Assuntos Indígenas

Leva os trabalhos da Confederação até os os territórios, fomenta o desenvolvimento sócio-econômico nas aldeias por meio de parcerias e ações de resgate das culturas ancestrais.

Coordenação Geral da Região Norte

Trabalha com as demandas dos agricultores familiares e nas ações de empreendedorismo rural por meio dos Safers e Fafers.

FALTA LOGO

Assine a nossa newsletter
Fique por dentro de tudo que acontece aqui.