O Agro Conafer é mais do que um nome, é um compromisso sólido assumido pela Secretaria de Políticas Econômicas e Crédito da CONAFER. Seu objetivo é tornar mais acessível a obtenção de recursos do PRONAF, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Essa iniciativa é essencial para impulsionar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, oferecendo suporte e oportunidades cruciais para os agricultores que desempenham um papel vital em nosso cenário agrícola.
Por meio do Agro Conafer, proporcionamos consultoria especializada para orientar e auxiliar na obtenção do crédito rural mais adequado às necessidades específicas de cada agricultor familiar. Nosso objetivo é facilitar o processo, garantindo que os produtores recebam o suporte necessário para fortalecerem suas atividades agrícolas de maneira sustentável e eficaz.
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é uma iniciativa do Governo Federal voltada aos pequenos produtores rurais, que busca fomentar a geração de renda e melhorar a mão de obra familiar nas atividades rurais.
O Pronaf possui diversas linhas de crédito, como Pronaf Mais Alimentos, Pronaf Agroindústria, Pronaf ABC+ Agroecologia, Pronaf ABC+ Bioeconomia, Pronaf Mulher, Pronaf Jovem, Pronaf Custeio, Pronaf Investimento (FCO), Pronaf Microcrédito (Grupo “B”), Pronaf Cotas-Partes, cada uma atendendo a finalidades específicas.
O Pronaf beneficia pequenos produtores rurais, incluindo agricultores familiares, pescadores artesanais, aquicultores, silvicultores, extrativistas, quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária, e beneficiários
Além de contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil Rural, o Pronaf promove a democratização da terra, inclusão produtiva, gestão fundiária, ampliação de renda e a soberania alimentar do país.
Para acessar os recursos do Pronaf é necessário que o produtor rural familiar tenha CAF-Pronaf válido ou a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa.
O CAF-Pronaf (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) é um documento que substitui a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e permite o acesso a diversas políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, incluído o crédito rural do Pronaf.