Na madrugada dessa quinta-feira diversos moradores do Assentamento Nova Esperança 1 em São José dos Campos acordaram desesperados com seus lotes em chamas. O foco da queimada foi a margem da rua, o que prova que foi um ataque deliberadamente criminoso, com a intenção de destruir propriedades do assentamento. O fogo começou na calada da noite, a partir do foco inicial na beira da estrada, facilmente ele se alastrou e, lote a lote, espalhou pela área, atingindo 6 lotes que foram completamente destruídos.


Por sorte ninguém se machucou, mas estima-se que o prejuízo tenha sido gigantesco, visto que o fogo varreu cercas, queimando mourões e arames, galinheiros, um paiol, 18 caixas de abelha, pomares frutíferos, hortas, sem contar o gado que teve que ser tocado pra rua e agora sem ter pra onde voltar, terão que ocupar lotes emprestados de vizinhos.


O fogo foi perdendo força a medida que os companheiros foram fazendo esforços para apagar. Agradecemos aos companheiros Thales, Bia, Eduardo, Daiane, José, Valdo, Ricardino, Denise, Carla, Mauro e Silvia pelo esforço coletivo em lidar com essa tragédia. Por volta das 07h30 da manhã o incêndio foi extinto por completo, pouco antes da chegada dos bombeiros. Uma situação parecida aconteceu no último mês, onde outro incêndio criminoso começou mas foi controlado mais rápido.
É urgente que o poder público se atente a essas queimadas em assentamentos! Precisamos ser vistos e ouvidos, esse problema está acabando conosco! A gente luta pra caramba pra organizar lotes, começar produções, plantar, criar animais, montar pequenas indústrias e empreender pra alguém vir e por puro ódio tentar acabar com todo nosso trabalho. Isso sem contar o perigo para nossas famílias, nossas crianças, mulheres, mais velhos.. Agora teremos que, mais uma vez, começar tudo zero, sem ajuda nenhuma, sem suporte nenhum. Trabalhar duro pra tentar reconstruir.
Lamentamos pelas perdas nos lotes:
33 – Marcia Lopes
34 – Mauro Caboclo
35- Paulo Robson Lima
63- Denise Camargo
62- Manoel Thomé
61- Carla Costa
60- Silvia Monteiro
59- Thales Ramos

Compartilhe via: