Na manhã desta sexta-feira, 22 de novembro, a CONAFER realizou um evento interno com uma palestra de conscientização sobre o câncer de próstata para os funcionários da Confederação. A iniciativa, que faz parte da campanha Novembro Azul, é o reflexo da preocupação da entidade com o bem-estar e a saúde dos homens. Durante a reunião, que ocorreu no Auditório Pedro Firmino, na sede, em Brasília, houve a discussão sobre a importância do exame de próstata, cuidados preventivos e hábitos saudáveis, além do papel da fisioterapia na recuperação e na melhora da mobilidade para o aumento da qualidade de vida do homem
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata sejam registrados até 2025. Atualmente, o câncer de próstata é o câncer mais incidente em homens em todas as regiões do Brasil. Movida por esses dados preocupantes, a CONAFER promove todo ano um evento durante o Novembro Azul para o seu público interno. Neste ano, o encontro foi organizado pela equipe de enfermagem da Presidência da Confederação, em parceria com a Diretoria de Saúde Básica e Providências. A palestra interativa foi ministrada pela médica especialista, Amanda Nunes, e pelo fisioterapeuta, Gustavo Dourado, que explicaram de forma didática e participativa sobre os fatores de risco e modos de prevenção do câncer de próstata, além de debaterem sobre a saúde do homem.
Da esquerda para a direita: Juliana Machado, enfermeira da CONAFER, o fisioterapeuta, Gustavo Dourado, a médica generalista, Amanda Nunes, e a enfermeira da CONAFER, Tayane Letícia – Foto: Otoniel Targino
No primeiro momento da palestra, com uma linguagem clara, a médica generalista, Amanda Nunes, explicou o que é a próstata: uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz um líquido para compor o sêmen e proteger o espermatozóide. Logo após, a palestrante ensinou quais são os fatores de risco e modos de prevenir o câncer de próstata. A doutora destacou que há individualidade em cada paciente e que é importante o acompanhamento médico para realizar os exames de rastreamento do câncer de próstata. Conforme os homens e mulheres interagiam e acertavam informações sobre o tema de discussão, a doutora Amanda presenteava os participantes com doces.
Posteriormente, três homens da plateia foram convidados para participar de uma dinâmica. A ideia era que um integrante vestisse um short sem usar as próprias mãos. A solução que o trio encontrou foi usar as mãos dos outros participantes, agindo com um trabalho em equipe. A oportunidade serviu para os colaboradores lembrarem de não terem medo de pedir ajuda e de praticarem a empatia uns com os outros, principalmente quando o assunto é cuidar da saúde, deixando o preconceito de lado e apoiando os homens desde o diagnóstico até o tratamento do câncer.
No evento do Novembro Azul, dinâmica apoia esforço em equipe entre homens e ajuda ao próximo
Durante o encontro, com o objetivo de incentivar o debate sobre a saúde masculina, o fisioterapeuta Gustavo Dourado também ministrou a palestra e explicou sobre o papel da fisioterapia no tratamento de dores. Com a ajuda dos participantes, vários tópicos foram debatidos e esclarecidos pelo profissional. Homens e mulheres tiraram dúvidas sobre dores musculares, a relação das dores com a má execução de exercícios físicos, encurtamento muscular e formas de tratamento, como a acupuntura e a quiropraxia. Além disso, Gustavo Dourado lembrou que a fisioterapia é um tratamento recomendado para os pacientes que têm sequelas com dores após a cirurgia de retirada de próstata: “As cirurgias em próstata podem gerar um desequilíbrio no quadril e isso pode provocar a dor também.”
Fisioterapeuta, Gustavo Dourado, em discurso durante a palestra do Novembro Azul, na sede da CONAFER
Fatores de risco
A médica especialista, Amanda Nunes, diz que o maior fator de risco para o câncer de próstata é a idade avançada, seguido pelos fatores hereditários, quando o homem tem casos da doença na família. Além disso, o exagero de álcool e cigarro, a má alimentação, ganho de peso, sedentarismo, também são fatores que colaboram para o desenvolvimento da doença.
Modos de prevenção
A palestra demonstrou que para prevenir o câncer de próstata basta fazer consultas médicas periodicamente, fazer o teste de sangue e de toque retal com a recomendação médica a partir dos 45 anos de idade, não fumar e beber exageradamente e ter uma mudança no estilo de vida com práticas saudáveis. Os palestrantes ainda se colocaram à disposição para tirar dúvidas.
A médica generalista, Amanda Nunes, em discurso durante a palestra do Novembro Azul, na sede da CONAFER
CONAFER e a saúde dos homens
A palestrante Amanda Nunes falou sobre a importância da CONAFER promover momentos de debate sobre a saúde masculina para os próprios funcionários, já que a iniciativa possibilita o compartilhamento de informações corretas sobre tratamentos de saúde, apoiando a educação e a melhora da qualidade de vida dos colaboradores. “Muitas doenças poderiam ser prevenidas ou terem um diagnóstico precoce se a gente realmente investisse na educação em saúde. Então, palestras e momentos como esse são fundamentais para a educação da população”, explica.
O participante Caio Filipe, coordenador de projetos da CONAFER, destacou a importância da palestra durante o Novembro Azul. “Esse momento é muito emblemático pois a saúde do homem é pouco debatida. Existem muitos tabus ainda na nossa sociedade que nos envergonham de cuidar de nós mesmos, sendo que, na verdade, esse preconceito só nos traz malefícios”, diz.
No final do encontro, houve a entrega de lembrancinhas, disponibilizadas pela equipe de organização do evento
A Confederação desenvolveu durante todo este mês ações sociais nas comunidades para a campanha do Novembro Azul. Mas esse cuidado e valorização da saúde é uma prática que surge desde as demandas internas da entidade, como ocorreu durante a palestra ministrada pela médica especialista, Amanda Nunes, e pelo fisioterapeuta, Gustavo Dourado. A CONAFER defende que “cuidar da saúde é coisa de homem” e disponibiliza momentos de debate sobre exames médicos e doenças, com o objetivo de combater preconceitos e incentivar os cuidados com a saúde.