Na tarde desta terça-feira (7), a Confederação recebeu em sua sede, em Brasília, um defensor das causas dos agrofamiliares de Roraima, o senador Chico Rodrigues. Exatamente por isso, o parlamentar vê na CONAFER a entidade que hoje no Brasil melhor representa este desejo de melhorar a vida dos pequenos produtores. Como no dia 11 de junho de 2021, quando os primeiros pecuaristas de Roraima, receberam o programa +Pecuária Brasil, na Fazenda Xanadu, Território Indígena São Marcos, no município de Pacaraima, perto da fronteira com a Venezuela. Hoje, 11 dos 15 municípios roraimenses têm o maior programa de melhoramento genético do país: Amajari, São João da Baliza, Mucajaí, Iracema, Cantá, Rorainópolis, Alto Alegre, Normandia, Caracaraí, Bonfim e a precursora Pacaraima. Outro exemplo de trabalho da CONAFER pelos agricultores familiares é o MAIS VIDA BRASIL, um inédito programa de serviços e benefícios em saúde que vai melhorar a vida dos seus associados em Roraima, uma parceria com a BSF Saúde e o Terra Bank. Foi com este histórico de ações, que presidente licenciado, Carlos Lopes, apresentou ao senador Chico Rodrigues o portfólio dos novos projetos e programas que vêm sendo implementados com sucesso por todo o país

Francisco de Assis Rodrigues, ou Chico Rodrigues como é conhecido, nasceu em Recife. Graduou-se em engenharia agrônoma pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e tem especialização em políticas públicas pela Universidade Católica de Pernambuco (UCP) e desenvolvimento rural e urbano. O senador é radicado em Roraima desde 1982. Antes de ser eleito senador em 2018, foi secretário estadual de Agricultura, vereador por Boa Vista e deputado federal por cinco mandatos consecutivos. Em 2010, foi eleito vice-governador de Roraima. No dia 4 de abril de 2014, assumiu o governo do estado. Em fevereiro de 2023, Chico Rodrigues foi eleito presidente da Comissão Temporária Externa que acompanhou por 3 meses a situação dos Yanomami pelo Senado.

Ao falar da visita que fez à CONAFER, Chico Rodrigues afirmou: “eu estou aqui em Brasília visitando a sede da CONAFER, cujo presidente Carlos Lopes tem tido um desempenho brilhante no Brasil. É a causa da agricultura familiar que eu defendo no nosso Estado de forma determinada também. E aqui, agora vamos fazer essa grande parceria, que é para o +PECUÁRIA e o MAIS VIDA BRASIL, para atender uma quantidade enorme de agricultores familiares no nosso estado. Eu gostaria de dizer que é motivo de muita alegria essa parceria que nós estamos fazendo aqui com a CONAFER, o Carlos Lopes é um visionário. E isso é importante porque nós beneficiamos os que mais precisam na agricultura. Vamos estar juntos. Tenho certeza que esses programas vão ser de grande êxito no nosso estado.”

O presidente licenciado da CONAFER, Carlos Lopes, falou da honra de receber o parlamentar, “que para nós  sempre será um símbolo de trabalho, de qualidade, de honestidade e de amizade com a Confederação. Então, para nós é motivo de orgulho. Nós temos aqui o senador que sempre defendeu que era possível fazer o melhoramento genético com as próprias mãos, contando com o apoio dos municípios, não abrindo mão de ninguém. Temos um desafio a fazer, que é melhorar a receita, melhorar a renda desse produtor. E quando levamos isso em 2019, 2020 para o senador Chico Rodrigues, ele foi magnânimo e disse: conte comigo. Por isso, entregamos este troféu em homenagem e pelo reconhecimento que a sua atuação e vida pública fizeram por nossa entidade”.

Há dois anos, no lançamento do +Pecuária em Pacaraima, Carlos Lopes afirmou: “quando a CONAFER se dispôs a criar o +Pecuária, foi buscar no mundo a empresa mais capacitada, e encontrou a ALTA GENETICS para realizar o melhoramento de ciclo curto e acelerar os ganhos em lucratividade dos agropecuaristas, para ganhar mais em menos tempo. E ganhando mais, mais pessoas serão beneficiadas, com mais educação, mais saúde, sendo exemplo para as novas gerações. Temos de ser úteis para o sucesso coletivo e sendo úteis podemos mostrar a nossa diversidade, e contribuir para melhorar não apenas a pecuária de Roraima, mas o próprio Estado e o seu povo.”

O programa +Pecuária Brasil está presente em 11 dos 15 municípios roraimenses: Amajari, São João da Baliza, Mucajaí, Iracema, Cantá, Rorainópolis, Alto Alegre, Normandia, Caracaraí, Bonfim e Pacaraima

Depois de 2 anos do primeiro acordo de cooperação técnica efetivado pelo +Pecuária Brasil, os resultados impressionam. Recentemente nasceu o bezerro de número 10 mil do programa. Depois do décimo milésimo, outros 22 mil bezerros devem nascer em breve. Uma das principais características que tornam o programa +Pecuária Brasil tão eficaz é a assistência técnica gratuita especializada aos produtores familiares. O produto final é a efetiva prenhez do animal. Os produtores também têm acesso às orientações de especialistas que permitem implementar práticas modernas de manejo, nutrição e sanidade animal. Isto é fundamental na saúde do rebanho, melhorando a produtividade. Já são 3,5 mil cidades contempladas com o +Pecuária Brasil, uma revolução que está transformando a vida de pecuaristas e acelerando o desenvolvimento das cadeias produtivas da bovinocultura nacional. 

O senador Chico Rodrigues conheceu os detalhes do MAIS VIDA BRASIL, um programa de serviços e benefícios em saúde para os associados e colaboradores da CONAFER, em parceria com a BSF Saúde e o Terra Bank. Com o conceito “Para ser maior, só sendo todos”, o MAIS VIDA tem a maior cobertura do mercado, garante reembolso medicamento, orientação farmacêutica, assistência odontológica, telemedicina, seguro de vida e auxílio funeral. A ideia é que o segurado em caso de necessidade, entre em contato com o MAIS VIDA de uma forma simples e ágil, por meio de canais de atendimento. 

O presidente licenciado da CONAFER, em discurso durante o lançamento do programa MAIS VIDA BRASIL

O serviço é desburocratizado para que todos tenham acesso, disponibilizado por canais telefônicos, canal via WhatsApp, muito mais rápido, tudo para não perder tempo. Se precisar de assistência medicamento, é só entrar em contato direto com uma equipe do MAIS VIDA, que o cliente será conduzido e direcionado à farmácia mais próxima da residência para poder retirar o medicamento de rede credenciada. Sem dúvida, mais um produto da CONAFER que vai trazer uma qualidade de vida melhor aos agrofamiliares associados de Roraima.

Compartilhe via: