A CNAES, Coordenação Nacional de Ações de Empreendedorismo e Sustentabilidade da CONAFER, sob o comando de Verbena Lúcia Melo Gonçalves, tem trabalhado pela inclusão digital em todo o país por meio do programa PEC Brasil, com ações de doação de computadores e equipamentos eletrônicos às comunidades rurais e indígenas, em colaboração com o Ministério das Comunicações. Até o momento, já foram atendidas mais de 25 entidades organizadas em todo o Brasil. Recentemente, 80 unidades de computadores foram doadas, beneficiando 15 comunidades indígenas beneficiadas. Agora, foi a vez do MIBA, Movimento Indígena da Bahia, presidido pelo cacique Zeca Pataxó, de Coroa Vermelha, de Santa Cruz Cabrália, no litoral sul baiano, receber 25 novos computadores para entregar aos jovens e mulheres da comunidade Pataxó

Os 25 novos computadores serão distribuídos entre as aldeias vizinhas, como Nova Coroa, a Juerana, a aldeia Txag’rú Mirawê, o grupo do Awê do shopping, a Associação dos Pescadores e a Associação do Parque Indígena, atendendo muitas pessoas destas comunidades, assim também como os jovens da Aldeia Velha.

De cocar azul, o cacique Zeca Pataxó, presidente do MIBA, Movimento Indígena da Bahia

Segundo Zeca Pataxó, presidente do MIBA, Movimento Indígena da Bahia, “os notebooks vão ser para 1001 utilidades, ajudando a nossa população. Os jovens que a gente tem que acreditar, que a gente tem que levar a sério cada um deles para que eles possam, amanhã ou depois, trazer o futuro para a nossa comunidade. Quero mostrar para vocês que esse é o trabalho que a gente tem feito. Eu, meu vice-cacique Sinivaldo, com as minhas lideranças, mostrando sempre o melhor. Então, quero agradecer aqui ao Ministério das Comunicações, e também à equipe da CNAES, Coordenação Nacional de Ações de Empreendedorismo e Sustentabilidade da CONAFER, sob o comando de Verbena Lúcia”.

Zeca Pataxó finalizou agradecendo “à CONAFER, que por meio do seu trabalho permitiu que a gente pudesse ter esses notebooks e atender a nossa comunidade. É isso que queremos, é isso que vamos fazer sempre olhando para os jovens, para as mulheres que têm um trabalho belíssimo na nossa comunidade. Que Deus abençoe e continuaremos trabalhando firme e forte”. 

Cerimônia de entrega dos computadores 

No dia 2 de dezembro, a Secretária-Executiva do Ministério das Comunicações (MCOM), Sonia Faustino Mendes, participou do evento em Santa Cruz Cabrália para a inclusão digital das comunidades indígenas da cidade. 

A cerimônia de entrega dos computadores ocorreu na Aldeia Coroa Vermelha, um dos principais espaços da comunidade Pataxó em Santa Cruz Cabrália, e teve grande significado para os moradores locais. Durante o evento, Sonia Faustino entregou equipamentos que farão parte de um programa de inclusão digital destinado a ampliar o acesso dos jovens indígenas da aldeia a tecnologias e recursos digitais.

A visita foi realizada a convite do coordenador do Movimento Indígena da Bahia (MIBA), cacique Zeca Pataxó, um defensor ativo do desenvolvimento das populações indígenas. A importância do MIBA para Cabrália se reflete não apenas no apoio institucional que oferece às comunidades indígenas, mas também na promoção de uma identidade mais forte e valorizada.

O movimento contribui diretamente para que as comunidades possam aproveitar as oportunidades de desenvolvimento de maneira justa, preservando ao mesmo tempo suas tradições e modos de vida. A cerimônia ocorreu na Aldeia Coroa Vermelha, um dos principais espaços da comunidade Pataxó em Santa Cruz Cabrália, e teve grande significado para os moradores locais. Durante o evento, Sonia Faustino entregou equipamentos que farão parte de um programa de inclusão digital destinado a ampliar o acesso dos jovens indígenas da aldeia a tecnologias e recursos digitais.

Antes do programa PEC Brasil ser lançado, já haviam sido mapeadas as comunidades originárias e tradicionais que poderiam receber as doações: indígenas, quilombolas, pescadores, assentados, ribeirinhos, todos agricultores familiares. Nos meses de junho e julho de 2024, foram atendidos os estados de Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Amazonas. Agora é a Bahia que está sendo atendida.

A coordenadora Nacional de Ações de Empreendedorismo e Sustentabilidade da CONAFER, Verbena Lúcia Melo Gonçalves, durante reunião sobre as ações do PEC Brasil no Ministério das Comunicações

A CNAES não tem medido esforços para levar o programa PEC Brasil a um número maior de comunidades rurais, promovendo parcerias com comunidades e lideranças indígenas de todo o Brasil, sempre com o objetivo de levar a inclusão digital nas comunidades tradicionais e originárias do território nacional.

Foto de capa: Shizuo Alves/MCom

Compartilhe via: