No Brasil mais profundo, na região Nordeste do Mato Grosso, vivem os tapirapé, xavante, sapeva e outras etnias atendidas pela equipe técnica da CONAFER, sob o comando do engenheiro florestal Neyvaldo Barcelos, especialista em extensão rural e coordenador de Assuntos Indígenas. Na Terra Indígena Tapirapé, nas aldeias Santa Luzia e Sapeva, muitas reivindicações da comunidade foram atendidas, como auxílio em cadastros para acesso às políticas públicas, cestas básicas e apoio financeiro às famílias que estavam sem poder retornar às aldeias por causa dos alagamentos, quando o município decretou estado de calamidade pública. Além de alimentação, também foram providenciados pela Associação Indígena Santa Luzia (AISL), cobertores, filtros de barro e distribuição dos recursos da defesa civil. Outro apoio importante foi a  regularização da situação social de muitas famílias em condição de vulnerabilidade, por meio do cadastramento no Bolsa Família, assessoria previdenciária e outras demandas das aldeias da região

Neyvaldo Barcelos, coordenador de Assuntos Indígenas da CONAFER, conta que na parte do extensionismo rural, realizou mesas redondas com a assistência social do município e representantes da FUNAI, conseguindo firmar uma cooperação técnica para um aluguel solidário das famílias que estavam desalojadas de suas aldeias. 

Ao receber o suporte da CONAFER, os indígenas mato-grossenses puderam ser assistidos com agilidade no período das enchentes

Há muito tempo a comunidade indígena da Aldeia Santa Luzia não tinha conhecimento para buscar projetos, não eram assistidos por nenhum programa ou políticas públicas. Porém, a coordenação de Assuntos Indígenas da CONAFER desenvolveu a ideia de criar uma associação dos agricultores indígenas, impulsionando a produção agrícola e facilitando o crescimento socioeconômico em suas comunidades.

Com a efetivação da Associação Indígena Santa Luzia (AISL), foi possível solicitar e reivindicar, em nome da Associação, projetos à Secretaria Municipal de Agricultura de Santa Luzia, à Secretaria Estadual de Agricultura, o patrocínio de insumos, como milho para ração das aves, mudas para reflorestamento e melhores condições de vida para todos.

Neyvaldo Barcelos, coordenador de Assuntos Indígenas da CONAFER

Outras ações importantes foram realizadas nas aldeias A’opa e Madabeze, da etnia  Xavante, no município de Alto Boa Vista. Ao receber este suporte da CONAFER, os indígenas mato-grossenses puderam ser assistidos com agilidade para suprir suas necessidades, renovando as energias para seguir na luta pelos seus direitos, que na maioria das vezes não são atendidos. Todo este apoio tem grande relevância, principalmente quando as lideranças buscam orientação técnica e acompanhamento das atividades indígenas para melhorar as condições de vida das suas comunidades originárias.

Compartilhe via: