Em apenas três anos de programa, o +Pecuária Brasil alcançou a marca histórica de 145 mil bezerros melhorados geneticamente no país. Esta revolução genética, promovida pela CONAFER, atua nos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, mudando a estrutura da pecuária nacional, com técnicas que valorizam a sustentabilidade, a inclusão e a qualidade do rebanho. O +Pecuária Brasil é um presente para os pequenos produtores rurais e promove um impacto na realidade de mais de 15 mil famílias que vivem do campo. Ao proporcionar acesso a biotecnologias avançadas de inseminação artificial, o programa transforma rebanhos e impulsiona a produção de carne e leite, fortalecendo as cadeias produtivas locais e estimulando o desenvolvimento econômico regional
O maior programa de melhoramento genético da bovinocultura nacional continua batendo recordes e sendo o motivo de orgulho de pequenos produtores rurais que, graças ao apoio do +Pecuária Brasil, utilizam das melhores tecnologias sustentáveis para levar o rebanho ao nível mais alto de qualidade, ideal para competir no mercado. Atendendo cerca de 4 mil municípios brasileiros, a parceria entre a CONAFER, Alta Genetics e Terra Bank, eleva o nível de produção nos lugares mais remotos do país, ao mesmo tempo que cuida do meio ambiente.
O Diretor Técnico do programa +Pecuária Brasil, Carlos Vinícius, compartilha o sentimento de conquistar um novo recorde no número de bezerros: “Alcançar a marca de 145 mil bezerros pelo Mais Pecuária é algo extraordinário, um momento de imensa alegria e emoção. É muito mais do que um número – é a realização de um sonho coletivo, um marco que representa o esforço, a coragem e a fé de cada produtor que acreditou na proposta de transformação. Essa conquista mostra que o Mais Pecuária não é apenas um projeto de melhoramento genético, mas um movimento de mudança cultural na pecuária brasileira. É emocionante ver como estamos quebrando barreiras, desafiando paradigmas e trazendo o conhecimento e a qualificação para o coração das propriedades rurais. Cada bezerro nascido é uma prova viva de que estamos no caminho certo para revolucionar a pecuária nacional e construir um futuro mais promissor.”
O diretor técnico do programa +Pecuária Brasil, Carlos Vinícius
A marca histórica de 145 mil bezerros nascidos só foi alcançada graças ao esforço da equipe do +Pecuária Brasil. Mas o programa também ganhou destaque com o impacto social. Ao longo de sua execução, o programa gerou milhares de empregos diretos, fortaleceu o desenvolvimento rural e impulsionou as economias regionais. Pequenos e médios pecuaristas, muitas vezes excluídos de inovações tecnológicas, foram capacitados e incluídos em um modelo de produção mais moderno e eficiente. Isso não só aumentou a competitividade no mercado, mas também promoveu uma pecuária mais inclusiva e sustentável.
O diretor do +Pecuária, Carlos Vinícius, diz que “é emocionante perceber que cada um dos pequenos produtores rurais está abraçando uma mudança profunda – não apenas na genética, mas na forma como enxergam e conduzem suas propriedades. Essa transformação vai além do campo; é uma renovação de esperança, de atitude, e de confiança no futuro”, explica.
Assim como os produtores ficaram surpresos e emocionados ao perceberem que podiam ver o nascimento dos bezerros com seus próprios olhos, tornando-se testemunhas do dom da vida, os colaboradores do + Pecuária Brasil também se surpreenderam — desta vez, com a rapidez dos resultados do maior programa de melhoramento genético da bovinocultura nacional. “A maior surpresa foi a velocidade com que os resultados começaram a aparecer, fruto de um trabalho em equipe que une produtores e técnicos com o mesmo propósito. O avanço impressionante no número de bezerros do Mais Pecuária é uma mistura de superação e validação do trabalho duro. Sabíamos do potencial transformador do projeto, mas ver a adesão massiva e o empenho dos produtores em tão pouco tempo supera todas as expectativas”, destaca o diretor do +Pecuária Brasil.
A ideia é que o +Pecuária Brasil tenha maior abrangência em todos os estados brasileiros, garantindo que cada filiado da CONAFER tenha acesso aos serviços de melhoramento genético. A expectativa é que, em 2025, o programa atenda mais de 100 mil pequenos produtores familiares e mais parcerias com novas prefeituras sejam consolidadas. “Já estamos mirando os 200 mil bezerros nascidos, movidos pela certeza de que esse projeto está revolucionando não só a pecuária nacional, mas também a vida de milhares de famílias”, conclui o diretor do +Pecuária Brasil.