O mundo civilizado comemora hoje o Dia dos Trabalhadores. Homens e mulheres que exercem qualquer atividade física ou intelectual, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo para realização pessoal e desenvolvimento econômico, como é a própria definição de trabalho. A data foi instituída em mais de 80 países para homenagear as ideias de lutas pelos direitos dos trabalhadores. No Brasil, esta defesa sempre esteve sob a luz das organizações sindicais que buscam ampliar os direitos trabalhistas e melhorar as condições de trabalho. Há 12 anos, a CONAFER nasceu com a missão de promover a agricultura familiar brasileira. A Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, promove o desenvolvimento econômico e social de camponeses, pecuaristas, extrativistas, lavouristas, indígenas, quilombolas, posseiros, ribeirinhos, assentados e acampados em todo o território brasileiro. Fundada em 2011, estrutura-se por meio de Secretarias Nacionais, Coordenações Regionais, Sindicatos e Federações, as SAFERS e FAFERS, para dar voz e autonomia aos protagonistas da moderna agroecologia: 40 milhões de agricultores familiares responsáveis por 70% da produção de alimentos que vão à mesa dos brasileiros todos os dias. Criando e desenvolvendo projetos aos agrofamiliares de todo o país, os trabalhadores da CONAFER executam ações diárias para todo o segmento agrofamiliar

Os profissionais da CONAFER levam diariamente programas, produtos e serviços aos agrofamiliares nas 5 regiões do Brasil. A missão é dar voz aos agricultores familiares brasileiros na busca por sua autonomia. Para cumprir este ofício, estamos em todo território nacional com sindicatos e federações, criando e desenvolvendo programas, produtos e serviços para os agrofamiliares em cada região. O objetivo é apoiar e mobilizar todo o segmento agrofamiliar brasileiro. As ações são voltadas aos camponeses, ribeirinhos, pecuaristas, artesãos, pescadores, lavouristas, extrativistas, indígenas, quilombolas e povos tradicionais. 

Este trabalho é fundamental para o crescimento socioeconômico dos agrofamiliares, da produção em suas propriedades, na regularização fundiária dos assentamentos ou na entrega do crédito diretamente nas mãos dos nossos filiados. Quando empreendemos um projeto agroecológico, assessoramos o cultivo do solo para a fertilidade da terra. Ao criar e desenvolver o maior programa genético da bovinocultura brasileira, o +Pecuária Brasil, estamos gerando renda e trabalho em mais de 3,5  mil cidades, e isto é atuar por melhores condições das atividades dos agropecuaristas. Na assessoria previdenciária, cuidamos de quem sempre cuidou da terra, os nossos aposentados rurais. 

Quando criamos e incentivamos o ERA nas Escolas, mais do que cuidar do meio ambiente, estamos formando futuros trabalhadores educados com plena consciência ambiental. Com o acordo de correspondente legal com o Banco do Brasil, o AgroConafer, podendo oferecer crédito aos agricultores, e assim melhores condições de trabalho para o sucesso da produção. Também oferecemos centenas de convênios para os nossos filiados com trabalho permanente dos nossos colaboradores. Os trabalhadores da CONAFER também garantem assessoria jurídica, emissão de CAF com as associações, projetos de extensão rural, produção e geração de renda, como o ERA, o Empreendedorismo Rural Agrofamiliar.

A estrutura nacional da CONAFER tem início com entidades de primeiro grau dentro do setor: os sindicatos locais, os SAFERs. Criados a partir de demandas do próprio agricultor, esses sindicatos não possuem nenhuma relação com partidos ou ideologias políticas, mas apenas com os trabalhadores do campo que buscam por espaços e garantias de existência. Os SAFERs vieram para suprir demandas de fomento do estado ao setor, como linhas de crédito e garantia da valorização do produtor.

Quando um estado atinge o número suficiente de SAFERs, uma Federação é criada naquela unidade da federação, a FAFER, servindo para levar as demandas dos agricultores aos poderes públicos, governo federal, ministérios e autarquias. Mantendo as premissas iniciais dos sindicatos e federações, a CONAFER é uma entidade sem fins lucrativos, cujo único objetivo é fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar no país. Os colaboradores da Confederação atuam por melhores condições de trabalho de quem cuida da segurança alimentar dos brasileiros. E isto é possível de ser cumprido porque temos trabalhadores que amam o que fazem.

Compartilhe via: