Nesta quarta-feira, dia 8 de janeiro, a equipe multidisciplinar da CONAFER, conduzida pela Diretoria de Projetos e Ações Integradas para os Povos, realizou ações sociais e conquistou mais de 100 novas filiações nas aldeias Corumbauzinho e Águas Belas, em Prado, Bahia. A visita ocorreu graças ao convite de caciques e lideranças destas aldeias Pataxó, com o objetivo de mostrar o compromisso da entidade em apoiar territórios indígenas e ouvir suas necessidades. Além disso, os colaboradores explicaram como as ações e programas da CONAFER podem ajudar as aldeias e fizeram a doação de brinquedos. A Confederação segue ajudando os povos originários, de forma permanente, por meio de ações sociais
O povo Pataxó das aldeias Corumbauzinho e Águas Belas, localizadas no município de Prado, Bahia, foi beneficiado com diversas ações, promovidas pela CONAFER, nesta última quarta-feira. O diretor de Projetos e Ações Integradas para os Povos da CONAFER, Antonio Manoel, o coordenador executivo do programa Mais Parente nas Aldeias, Josenildo Brito, e o coordenador do programa de apicultura, Geremias Barreto, estiveram presentes no encontro. A advogada da CONAFER, Ana Paula, a coordenadora do sistema de Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), Gabriele Leal, e a coordenadora de Relações Institucionais da Diretoria de Projetos, Christiane Priscila Ferreira, também integraram a equipe.
Colaboradores da CONAFER em visita às aldeias Pataxó de Prado, Bahia. Da esquerda para a direita: Geremias Barreto, Josenildo Brito, Antonio Manoel, Ana Paula e Gabriele Leal
Nas aldeias Corumbauzinho e Águas Belas, os profissionais da Diretoria de Projetos e Ações Integradas para os Povos da CONAFER prestaram serviços jurídicos e deram orientações para os indígenas realizarem o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). O CAF é um registro destinado a agricultores familiares no Brasil, que visa identificar, organizar e formalizar a produção e a atividade rural de pequenos produtores. Suas principais vantagens incluem o acesso facilitado a políticas públicas, crédito agrícola, assistência técnica, e programas de comercialização, promovendo o desenvolvimento rural sustentável e a inclusão social.
O encontro rendeu mais de 100 novas filiações do povo Pataxó, que agora também poderão receber orientações sobre como vender os produtos agrícolas das aldeias por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), sob a coordenação da Diretoria de Projetos e Ações Integradas para os Povos da CONAFER com o Mais Parente nas Aldeias.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma iniciativa do governo brasileiro que visa promover a segurança alimentar e nutricional, comprando alimentos da agricultura familiar para distribuir a populações em situação de vulnerabilidade social. O programa funciona por meio da compra direta de produtos de pequenos produtores rurais, que são entregues a entidades como escolas, hospitais e centros de assistência social. O PAA busca garantir preços justos para os agricultores e fornecer alimentos frescos e nutritivos para as pessoas em situação de risco.
Só em 2024 a Diretoria de Projetos e Ações Integradas para os Povos da CONAFER conquistou mais de 7 milhões em PAA
Durante a visita nas aldeias Pataxó de Prado, Bahia, também foram prestados esclarecimentos sobre as ações e programas da CONAFER para os filiados. Os colaboradores tiraram as dúvidas dos indígenas sobre o trabalho realizado pela Confederação e ouviram as demandas das aldeias. Essa ação social é a prova do compromisso da CONAFER com os povos originários e fortaleceu mais uma parceria de confiabilidade, adesão e ampliação para as próximas filiações.
Segundo o diretor de Projetos e Ações Integradas para os Povos da CONAFER, Antonio Manoel, “a visita presencial dos agentes da CONAFER in loco consiste na criação de um espaço de relacionamento mútuo, gerando uma relação de confiança junto ao grupo comunitário, promovendo o fortalecimento da comunidade e das organizações locais, além de transmitir confiabilidade e credibilidade aos diversos atores formadores de opinião da coletividade, como as lideranças, os conselhos e as instituições das aldeias.”
Além de darem início à elaboração de projetos técnicos para as aldeias Corumbauzinho e Águas Belas, os profissionais da CONAFER aproveitaram a oportunidade para realizar a distribuição de brinquedos para as crianças Pataxó. Logo, a visita da Confederação possibilitou momentos de alegria para as famílias das aldeias, ajudou na resolução de problemas e promoveu apoio aos povos indígenas na produção agrícola.
Antonio Manoel ainda defende que o ponto positivo das ações sociais nas aldeias “está relacionado à satisfação com o retorno advindo dessas ações, onde as discussões são saudáveis e trazem esperança a todo o grupo, diante da escuta de seus problemas. Além disso, as estratégias são utilizadas como forma de resposta a curto, médio e longo prazos. Soma-se a tudo isso a imensa satisfação da comunidade, que reconhece que a CONAFER tem contribuído positivamente para o desenvolvimento socioeconômico e territorial, entre outros aspectos da vida cotidiana, transformando realidades e atendendo às expectativas.”
A CONAFER atua para apoiar a agricultura familiar e o empreendedorismo nas aldeias, promovendo ações que beneficiam as pessoas de todo o Brasil. A Confederação busca gerar resultados concretos, estimular o desenvolvimento econômico e social, e melhorar a qualidade de vida das comunidades. Além disso, a CONAFER cria indicadores positivos que refletem o impacto das suas ações nas áreas rurais e urbanas, garantindo sustentabilidade e crescimento para as famílias envolvidas.