Diretoria de Relações Institucionais e Parlamentares
Nas eleições municipais de outubro, 82 deputados federais participaram diretamente, concorrendo a prefeituras ou câmaras de vereadores, 16 a mais em comparação a 2020. A Secretaria-Geral da Câmara dos Deputados informa que 73 concorrem a prefeito, dois a vice e sete a vereador, com 23 deles disputando prefeituras em 16 capitais. PT, com 18 candidatos, e PL, com 15, lideram a lista de partidos.
Além disso, quatro senadores titulares e 16 suplentes também disputaram as eleições municipais deste ano. Desses, nove concorreram a prefeito, um a vice-prefeito e dez a vereador. Caso eleitos, os parlamentares terão de renunciar ao mandato para tomar posse.
Mesmo não concorrendo, muitos parlamentares influenciam ativamente em suas bases eleitorais. Deputados com prestígio nacional também são solicitados para apoiar candidatos que compartilham seus valores. Para o deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), as eleições municipais reforçam o vínculo dos parlamentares com os temas locais, aproximando-os das demandas da comunidade.
Quase 156 milhões de brasileiros votaram no primeiro turno em 6 de outubro. Até lá, a pauta do Congresso Nacional segue esvaziada.
Assessoria Parlamentar – CONAFER