A FAFER Centro-Sul Sudeste iniciou uma série de ações e trabalhos para o desenvolvimento de uma agricultura familiar mais forte e autônoma nas 3 regiões. Uma delas é o acesso à terra pela titularização de assentados junto ao Incra, órgão responsável pela reforma agrária no país. Uma delegação enviada pelo presidente da FAFER Centro-Sul Sudeste, Carlos Lopes, reuniu-se com o presidente do Incra, Cesar Aldrighi, com o objetivo de apresentar à autarquia os programas já desenvolvidas pela Federação

Recentemente, Carlos Lopes assumiu a presidência da FAFER Centro-Sul Sudeste, a Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, iniciando os esforços para promover o desenvolvimento destas regiões. Seguindo esta orientação, a delegação da FAFER que se reuniu com Cesar Aldrighi, presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), discutiu o estabelecimento de diretrizes para políticas públicas voltadas à agricultura familiar para fins de reforma agrária.

Durante o encontro, foram apresentados programas já implementados pela CONAFER, que se tornaram símbolo de sucesso no desenvolvimento do segmento agrofamiliar brasileiro. A expectativa é que esses programas possam se transformar em políticas públicas do Incra para os assentamentos da Reforma Agrária, visando impulsionar a produção agrofamiliar no país.

Dentre os programas destacados está o +Pecuária Brasil, que tem como objetivo levar melhoramento genético e cuidados com a saúde animal aos pequenos produtores de gado, de corte e leite. Outra iniciativa é o Mais Floresta Brasil, que auxilia no Cadastro Ambiental Rural dos lotes e fortalece a preservação ambiental. Também foram apresentados os programas Mais Vida Brasil, que oferece uma série de serviços de saúde para os camponeses e agricultores familiares, e o Mais Produção Brasil, que busca proporcionar benefícios técnicos aos produtores rurais. 

O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Cesar Aldrighi, conheceu detalhadamente os programas da CONAFER que a FAFER Centro-Sul Sudeste irá implementar nas 3 regiões

Além destes programas, foram colocadas questões relativas à emissão de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e CAF (Certificado de Aptidão ao Pronaf), facilitadores do acesso ao PRONAF e linhas de crédito para os agricultores, serviços de aposentadoria e utilização do INSS Digital, bem como assistência técnica rural especializada e programas de formação para as bases.

A reunião entre a delegação da FAFER Centro-Sul Sudeste e o presidente do Incra ocorreu na sede do órgão, em Brasília. Além de Cesar Aldrighi, estiveram presentes Antônio Carlos, assessor da presidência da FAFER Centro-Sul e Sudeste; Paulo Henrique, secretário de Agricultura e coordenador da Região Sul da FAFER; e Reginaldo Rodrigues, representante da Secretaria de Turismo da CONAFER.

Recentemente empossado na presidência da FAFER Centro-Sul Sudeste, Carlos Lopes, enviou uma equipe ao Incra para tratar dos rumos da Reforma Agrária nas 3 regiões

Cesar Aldrighi foi muito receptivo às propostas apresentadas pela FAFER Centro-Sul Sudeste, parabenizando a iniciativa. Comprometendo-se em continuar as discussões, o presidente do Incra destacou o interesse em estudar a implementação do programa +Pecuária Brasil nos assentamentos, programa que chamou a atenção da entidade.

Antônio Carlos, assessor da presidência da FAFER Centro-Sul e Sudeste, afirmou após a reunião: “saímos do encontro com o presidente César Aldrighi com o sentimento de dever cumprido. Explicamos o trabalho realizado pela FAFER Centro-Sul Sudeste em prol do segmento agrofamiliar brasileiro e nos colocamos à disposição do Incra para sermos agentes transformadores no desenvolvimento e aplicação das políticas públicas para o setor agrofamiliar brasileiro”.

Compartilhe via: