Por Fernanda Rettore

Você já se questionou se a Inteligência Artificial pode apropriar-se do seu emprego? Se sim, saiba que você não está sozinho. Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Affare, revelou que 50% dos brasileiros da amostra considerada compartilham dessa preocupação. Esse dado, reflete uma inquietação global sobre a automação e à troca de recursos humanos pela Inteligência Artificial (IA).

De acordo com um estudo do McKinsey Global Institute, até 800 milhões de trabalhadores ao redor do mundo poderiam ser substituídos por automação até 2030. Contudo, há um lado otimista, o mesmo estudo destaca que as mudanças também podem abrir portas para a criação de novos cargos. Ou seja, embora a automação e a IA possam, de fato, levar à substituição de pessoas, o uso dessas tecnologias têm o potencial de produzir caminhos profissionais inéditos.

A Inteligência Artificial é um ramo da ciência da computação dedicado ao desenvolvimento de sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Estas tarefas incluem aprendizado, raciocínio, resolução de problemas, percepção visual, reconhecimento de voz, tomada de decisões e compreensão da linguagem natural.

Dentro do vasto domínio da IA, encontramos diversas abordagens, tais como o Aprendizado de Máquina (ML), Redes Neurais Artificiais, Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Visão Computacional. 

Para não ficar para trás, é necessário estar receptivo à adaptação da sua força de trabalho, investir em educação contínua e priorizar o desenvolvimento de novas habilidades. Esses fatores são fundamentais para mitigar os impactos negativos e possibilitar uma transição mais suave e bem-sucedida no mercado de trabalho.

A seguir, vamos adentrar o universo da Inteligência Artificial e da automação aplicada à agricultura, explorando as vantagens e desvantagens que esses sistemas técnicos proporcionam.

Inteligência Artificial na Agricultura: Desafios e Oportunidades

No cenário agroindustrial, a integração da Inteligência Artificial surge como um agente transformador, que promete revolucionar a maneira como cultivamos e colhemos. À medida que as fazendas se tornam mais conectadas e tecnologicamente avançadas, a IA oferece um horizonte de oportunidades que moldarão o futuro do setor. Veja abaixo os detalhes dos impactos positivos e negativos da IA no campo.

Pontos Positivos

1. Aumento da Eficiência: a IA otimiza processos agrícolas, como plantio, irrigação e colheita, elevando a eficiência operacional.

2. Monitoramento Preciso: sensores e drones com IA fornecem dados em tempo real, possibilitando decisões mais precisas.

3. Redução de Uso de Recursos: minimização do desperdício de água, fertilizantes e pesticidas, promovendo práticas agropecuárias sustentáveis.

4. Previsão do Tempo e Manejo de Riscos: algoritmos analisam dados meteorológicos para prever condições climáticas, auxiliando na gestão de riscos.

5. Agricultura de Precisão: personalização de práticas agrícolas com base em dados específicos, maximizando o rendimento e reduzindo custos.

Pontos Negativos

1. Custo Inicial Elevado: a implementação de tecnologias de IA pode ser cara, representando um desafio para agricultores com recursos limitados.

2. Desafios de Integração: agricultores podem enfrentar dificuldades ao integrar sistemas de IA com suas operações existentes, especialmente se não tiverem experiência em tecnologia.

3. Dependência Tecnológica: a dependência excessiva pode ser arriscada em caso de falhas ou ataques cibernéticos, prejudicando a produção.

4. Deslocamento de Empregos: a automação pode reduzir a demanda por mão de obra tradicional, afetando comunidades rurais.

5. Questões Éticas e de Privacidade: a ampla utilização de informações agrostológicas suscita inquietações sobre a privacidade relacionada à manipulação desses dados.

Desse modo, é fato que a Inteligência Artificial oferece perspectivas emocionantes para a evolução da agricultura. No entanto, diante das promessas de eficiência e sustentabilidade, é necessário buscar um equilíbrio cuidadoso entre os benefícios e os obstáculos da IA no segmento. O êxito nesta iniciativa requer planejamento estratégico, treinamento especializado e implementação de políticas bem definidas. 

Agora que você está mais informado sobre o cenário — no qual a automação e a Inteligência Artificial se destacam como epicentros das transformações —, você se sente mais tranquilo ou apreensivo diante das mudanças que essas tecnologias podem trazer?

Fontes:

https://institutoaffare.com.br/2023/06/07/como-os-brasileiros-enxergam-o-uso-da-inteligencia-artificial-resultado-de-pesquisa-revela-insights-ineditos/

https://www.mckinsey.com/featured-insights/future-of-work/jobs-lost-jobs-gained-what-the-future-of-work-will-mean-for-jobs-skills-and-wages/pt-BR

https://exame.com/agro/inteligencia-artificial-contribui-para-a-agenda-da-agricultura-regenerativa/

https://globorural.globo.com/opiniao/vozes-do-agro/noticia/2023/10/inteligencia-artificial-e-a-transformacao-tecnologica-da-agricultura.ghtml

https://www.techtudo.com.br/noticias/2023/10/inteligencia-artificial-ja-e-realidade-na-agricultura-entenda-como-funciona-edsoftwares.ghtml

Compartilhe via: