Neste mês de outubro, a equipe da Secretaria Nacional Indígena (SNI) incentivou a prática de exercícios físicos na aldeia Mãe Barra Velha, em Porto Seguro, Bahia. Com a ideia de promover a saúde e levar mais qualidade de vida ao povo Pataxó, a CONAFER disponibilizou treinos de futebol, jiu-jitsu e funcional para os indígenas de todas as idades

Dados do Serviço Social da Indústria (Sesi) revelam que cerca de 52% dos brasileiros não praticam atividade física regularmente. Entre as mulheres, 45% não realizaram nenhum exercício físico em 2023, enquanto 32% dos homens não fizeram nenhuma atividade esportiva. Ainda segundo o levantamento, apenas 22% dos brasileiros se exercitam diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana, 8% ao menos duas vezes por semana e 5% uma vez por semana. No caso dos indígenas, sabemos que esta situação é ainda mais precária quando pensamos em promoção do esporte.

A ação social de levar esporte para as aldeias é reflexo do compromisso da CONAFER com a promoção da saúde indígena. Na aldeia Mãe Barra Velha, foram vários dias com programações esportivas de manhã e à tarde. As aulas foram ministradas pelo coordenador de esportes, Charles Braz, garantindo o lazer para a comunidade Pataxó. Mais de 60 indígenas da aldeia Mãe Barra Velha participaram dos treinos de futebol de base e jiu-jitsu, promovidos pela Secretaria Nacional Indígena. 

A criançada Pataxó não ficou de fora. Mais tarde teve um treino de futebol com a turma mirim

Em outra momento, o povo Pataxó além de receber aulas de futebol de base, também recebeu atividades funcionais. O coordenador de esporte Charles Braz conduziu os treinamentos e atividades físicas para 65 pessoas, que participaram das aulas de manhã e de tarde.

O sucesso das aulas foi tão grande entre os membros da comunidade indígena, que o retorno do coordenador de esportes Charles Braz às aldeias foi inevitável. Com direito a mais um treino de futebol e um aulão de funcional, a Secretaria Nacional Indígena (SNI) proporcionou mais um dia de atividades físicas na TI Barra Velha. Ao todo, mais de 50 indígenas participaram dessa ação. 

CONAFER também leva esporte para o Rio Grande do Sul

Nesse clima esportivo que mistura diversão com práticas saudáveis, a Confederação beneficiou não apenas a região da Bahia, mas também o estado do Rio Grande do Sul. A aldeia Tekoa Yvy’ã Poty recebeu uma visita da equipe da SNI para a realização do primeiro torneio de futebol do povo Guarani Mbyá, de Camaquã-RS.

No total, 250 indígenas foram beneficiados com o torneio. O evento contou com a participação de 10 times de oito aldeias do estado do Rio Grande do Sul. Para completar o bem-estar dos atletas e famílias presentes, a parceria entre a CONAFER e a Secretaria de Agricultura e do Empreendedorismo Familiar Rural (SAER) garantiu a alimentação dos convidados.

Sabemos que no Brasil a verdadeira competição é entre o sedentarismo e os hábitos saudáveis. Nessa disputa, a CONAFER apoia totalmente o time da saúde indígena por meio do esporte. É por isso que a equipe da Secretaria Nacional Indígena atua na prática de atividades físicas nas aldeias.

Compartilhe via: