Neste mês de outubro, a equipe da Secretaria Nacional Indígena da CONAFER, atuou na produção agrícola das aldeias da Bahia e do Mato Grosso do Sul. Os colaboradores apoiaram os povos Terena, Guarani, Pataxó Hã-Hã-Hãe e Kiriri Sapuyá com o plantio e a capinagem nas hortas. Além de passar orientações sobre o cultivo de hortaliças, a equipe também ouviu os agricultores sobre as problemáticas enfrentadas nas lavouras das aldeias. Este tipo de trabalho promove a autonomia dos povos indígenas por meio da agricultura familiar, uma das mais importantes atividades para a economia do Brasil 

A CONAFER reconhece a importância de incentivar a agricultura familiar nas aldeias de todo o Brasil. Por essa razão, neste mês, a cidade de Itaju do Colônia, na Bahia, foi beneficiada com as ações da Secretaria Nacional Indígena (SNI). A equipe promoveu a produção de orgânicos, como frutas e hortaliças, para 300 jovens da aldeia Caramuru. Estes futuros agricultores Pataxó Hã-hã-hãe relataram que se sentem motivados pelas ações da Confederação, e que o trabalho costuma ser produtivo.

Ainda na Bahia, a Secretaria Nacional Indígena (SNI) promoveu a capinagem, limpeza e plantio na Região das Alegrias para as aldeias Bahetá, T.I Caramuru, Catarina e Paraguaçu. Durante a manhã, a equipe retirou os matos com o auxílio de enxadas e, com a terra já preparada, foi feito o plantio das sementes nas covas. Além disso, a aldeia Bahetá recebeu o auxílio da SNI com a limpeza e com a rega das plantações. A produção agrícola do povo Kariri-Sapuyá foi incentivada pela equipe, que também aproveitou a oportunidade para organizar e decorar o lado de dentro e de fora das cabanas no local.

A SNI também atuou na produção agrícola indígena no estado de Mato Grosso do Sul. O senhor Esmael recebeu uma visita técnica da equipe da Secretaria Nacional Indígena (SNI), que ajudou no plantio de mandioca na aldeia Jaguapiru, em Dourados-MS. Os colaboradores buscaram parcerias em viveiros com o objetivo de conseguirem mudas de hortaliças para as comunidades locais. A parceria da CONAFER com os agricultores da região foi um sucesso e, agora, a aldeia Jaguapiru já conta com 2.000 pés de mandioca plantados.

Apesar da boa colheita de mandioca na aldeia de Jaguapiru, os produtores rurais enfrentam diversos obstáculos durante o cultivo de plantas. A CONAFER busca diariamente a solução desses problemas, assim os colaboradores da SNI fizeram uma visita técnica ao senhor Edilson Rodrigues para debater sobre as dificuldades que os agricultores possuem nas lavouras da aldeia em Dourados – MS. O território de Mato Grosso do Sul já tem cerca de 1000 filiados, que se beneficiam com as ações sociais da entidade.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar corresponde a 76,8% do total de estabelecimentos agropecuários e aquicultores do país. A agricultura brasileira é a oitava maior produtora de alimentos do mundo, sendo a base econômica de 80% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. A agricultura familiar é responsável por 70% do feijão nacional, 87% da mandioca, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo e metade da banana produzida no Brasil. Uma parte importante da produção agrofamiliar brasileira vem de muitos territórios indígenas, melhorando a economia das cidades, gerando emprego e renda aos povos originários. 

Todo o trabalho que a CONAFER desenvolve por meio da Secretaria Nacional Indígena é a prova da sensibilidade que a Confederação tem com os povos das aldeias. A equipe de profissionais e colaboradores se mostra cada vez mais presente no dia a dia das comunidades, celebrando as vitórias e apoiando a luta indígena com ações e discussões acerca de temas essenciais para a autonomia dos povos originários. 

Compartilhe via: