A missão de ser a marca agrofamiliar brasileira é um desafio que só pode ser atingido quando se tem vocação para o campo. Este é exatamente o papel da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil, que desde 2011 atua pela melhoria socioeconômica de camponeses, pecuaristas, pescadores, ribeirinhos, extrativistas, lavouristas, artesãos, indígenas, quilombolas, assentados e acampados. A CONAFER está em todo o país por meio de Secretarias Nacionais, Coordenações Regionais, Sindicatos e Federações, dando voz e autonomia aos agricultores familiares responsáveis por 70% da produção de alimentos que vão à mesa dos brasileiros. Agora, uma nova série de produtos e serviços está em lançamento, mostrando uma capacidade de se reinventar e inovar com projetos inéditos no segmento agrofamiliar, confirmando a sua atuação em defesa da agroecologia, das ações de sustentabilidade, da segurança jurídica dos seus associados, do acesso ao crédito e o fortalecimento da produção rural, transformando os seus produtores em importantes demandadores de consumo, contribuindo para aumentar a sua participação de 10% do PIB brasileiro

Desde o seu nascimento, a CONAFER segue os princípios da Autonomia Política, Preservação do Meio Ambiente, Direito à Regularização Fundiária, Valorização da Produção Sustentável, Promoção da Agricultura de Baixo Carbono, Estímulo às Energias Renováveis, Luta pela Segurança Alimentar, Cumprimento da Agenda 2030 da ONU, Crescimento Socioeconômico dos Produtores Rurais, Defesa da Inclusão Social, Assistência Médica aos Agrofamiliares, Desenvolvimento Cultural, e Defesa dos Povos Originários e Tradicionais.

Isso fez a Confederação se transformar em uma entidade multidiversa, porque em sua visão, ser a marca agrofamiliar brasileira é transformar,  efetivamente, a vida dos seus agricultores familiares associados em todos os ambientes e culturas locais. E também de todo o segmento agrofamiliar, independente de estar filiado à CONAFER, como ocorre com o +Pecuária Brasil, o maior programa de genética bovina do país, criado e desenvolvido em parceria com municípios de todo o país. Sempre levando serviços e programas do Brasil mais visível ao Brasil mais profundo, em todo o território nacional, com produtos e ações que estão mudando o meio rural brasileiro.

Com o Mais Previdência Brasil, a CONAFER cuida de quem sempre cuidou da terra com educação previdenciária. E por meio do serviço de INSS Digital, realizamos trâmites e processos, orientando o acesso dos agricultores familiares à Aposentadoria Rural, Auxílio Maternidade, Auxílio Invalidez e demais benefícios previdenciários.

 

Outro trabalho muito importante é possibilitar o acesso dos agricultores familiares às linhas de crédito do PRONAF, pois a CONAFER habilita associações, federações e cooperativas para emissão do CAF, o Cadastro da Agricultura Familiar aos filiados, associados ou cooperativistas. A partir deste processo, entra o AgroConafer, uma parceria com o Banco do Brasil, facilitando aos filiados o acesso direto às linhas de crédito do Pronaf.

Na extensão rural, o programa ERA, Empreendedorismo Rural Agrofamiliar, fortalece o agricultor e empreendedor, orientando a propriedade, implantando culturas com ciclos de produção, gerando renda e autonomia econômica. Pensando no futuro, nasceu o ERA nas Escolas – Horta Pedagógica, um programa de educação ambiental que promove a consciência socioambiental nas crianças.

Para oferecer uma vida mais saudável às agricultoras e agricultores, a CONAFER está lançando o programa de serviços em saúde exclusivo para os filiados, o MAIS VIDA BRASIL, em parceria com a BSF Saúde. É a maior cobertura do mercado com direito à Telemedicina, Assistência Odontológica e para Medicamento, Orientação Farmacêutica, Auxílio Funeral e todos os benefícios para todos os associados.

Outro projeto importante da CONAFER são os convênios espalhados por todo o Brasil, com descontos exclusivos em universidades, farmácias, laboratórios, clínicas, profissionais de saúde, restaurantes, supermercados, academias, aluguel de veículos, hotéis e assistência técnica, em mais de 200 parcerias.

Atuando na economia verde, o MAIS FLORESTA BRASIL, acordo de cooperação técnica com o Ministério da Agricultura e Pecuária, integra o Cadastro Ambiental Rural ao processo de regularização ambiental das propriedades rurais, fortalecendo a produção sustentável e com economia carbono zero. Preocupada em combater as mudanças climáticas, a CONAFER criou uma Brigada de Combate aos Incêndios Florestais, os Guardiões de Proteção Ambiental com formação de brigadistas e atuação em combates a incêndios em parques, reservas e terras indígenas. 

No Turismo Rural, a CONAFER promove em parceria com o Governo do Distrito Federal, um programa para as agricultoras, o +Turismo para Mulheres da Terra, em que as produtoras rurais são as protagonistas de um intercâmbio cultural conhecendo a história e as atrações da capital federal. E para integrar os filiados aos setores da Confederação de forma descomplicada, acessando os serviços das secretarias, diretorias e coordenações, foi desenvolvido o Sistema MAIS CONAFER BRASIL. 

Com tantos desafios, a CONAFER ainda teve tempo de gerar uma revolução no campo, o +PECUÁRIA BRASIL, o maior programa de melhoramento genético da história da bovinocultura nacional, presente em três mil cidades brasileiras, nos 27 estados da nação. Em parceria com a Alta Genetics, o +Pecuária garante a geração de rebanhos mais saudáveis, com grande rentabilidade, crescimento socioeconômico dos agropecuaristas e sustentabilidade ambiental.

Diariamente, a CONAFER também promove ações de inclusão social, promoção cultural, apoio nos esportes, educação ambiental, capacitação técnica e busca de viabilidade das políticas públicas e privadas para todas as categorias de agricultores. É por tudo isso que a CONAFER tem se consolidado na marca agrofamiliar brasileira.

Compartilhe via: