A Diretoria de Projetos e Ações Integradas para os Povos da CONAFER, segue na articulação e aprovação de projetos para a Costa do Descobrimento. Este trabalho tem melhorado a vida das comunidades indígenas do Território Barra Velha, no sul da Bahia, fortalecendo as relações com as associações e cooperativas dos agricultores indígenas. Recentemente, a Diretoria para Povos realizou ações de beneficiamento e compra de sementes nativas, contribuindo para a segurança alimentar e geração de renda do povo Pataxó Hãhãhãe, hoje assistidos por projetos aprovados pelo Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB), ISA- Instituto Socioambiental, OTP-OneTree Planted e Cepan- Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste

A Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais tem um compromisso de levar a responsabilidade social e ambiental aos territórios indígenas. Por isso, a Diretoria de Projetos e Ações Integradas para os Povos da CONAFER idealiza, articula, desenvolve e realiza ações específicas para os povos originários do Brasil, levando em consideração suas culturas, territorialidades e técnicas produtivas ancestrais. Um trabalho muito importante tem sido desenvolvido na Costa do Descobrimento, em parceria com o Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB), ISA- Instituto Socioambiental, OTP-OneTree Planted e Cepan- Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste.

A Diretoria de Projetos e Ações Integradas para os Povos da CONAFER idealiza, articula, desenvolve e realiza ações específicas para os povos originários do Brasil

O Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB) é uma iniciativa conjunta do Fórum Florestal da Bahia, NGPTA e Kirkbi. Criado em 2020, o Fundo promove ações locais com foco no desenvolvimento sustentável, facilitando a implantação de sistemas agroflorestais e restauração da Mata Atlântica. O objetivo geral do FASB é construir ecossistemas e comunidades adaptáveis e resilientes ao clima, tendo as pessoas como elemento central. O Fundo atua no Sul e Extremo Sul da Bahia, em uma área onde estão localizados 23 municípios e onde vivem 1,1 milhão de pessoas. Essa região se destaca por atividades econômicas como cacau, eucalipto e cafeicultura, além de agricultura e lazer, turismo cultural e ecológico. 

Por meio de parcerias com comunidades tradicionais e instituições, o FASB oferece um novo modelo de restauração de paisagens florestais, deixando de ser um processo de cima para baixo para crescer a partir do zero. A implementação do FASB é facilitada pelo Fórum Florestal da Bahia como plataforma multissetorial, a NGPTA dando suporte técnico aos processos de desenvolvimento e implementação e o investidor dinamarquês, KIRKBI, fornecendo recursos financeiros. 

O ISA, Instituto Socioambiental, é uma organização não governamental brasileira fundada em 22 de abril de 1994 com o objetivo de defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos dos povos indígenas do Brasil. O Instituto Socioambiental tem um trabalho essencial na defesa do patrimônio cultural, ambiental e dos direitos dos povos indígenas. A luta contra o garimpo em terras indígenas é uma das mais importantes para a preservação das nossas florestas, criando habitats para a biodiversidade e impacto social positivo. 

A One Tree Planted é uma organização sem fins lucrativos com a missão de tornar simples para qualquer pessoa ajudar o meio ambiente com o plantio de árvores. Desde 2014, a OTP vem dobrando o número de árvores plantadas a cada ano e está trabalhando com parceiros em mais de 47 países na América do Norte, América Latina, África, Ásia, Europa e Pacífico.

O Cepan foi fundado em 2000 por professores e alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com a missão de gerar e divulgar soluções estratégicas para a conservação da biodiversidade. Seu programa Valorização do Capital Natural inclui vários projetos com foco em restauração. Em 2019, por exemplo, a organização implementou, apoiou e monitorou mais de 500 hectares em processo de restauração. Também forneceu assistência técnica para implementação de 184 mil árvores por meio de semeadura direta. Além disso, apoiou o plantio de quase 389 mil mudas nativas.

Com estas parcerias, a Diretoria de Projetos e Ações Integradas para os Povos trabalhará com a semeadura direta em áreas restauradas, sendo o primeiro projeto desta natureza a ser implantado no extremo sul baiano. Além do acompanhamento direto da Diretoria de Projetos, a inicativa terá o apoio da COOPLANJÉ- Cooperativa de Trabalho de Florestamento e Reflorestamento da Aldeia Pataxo Boca da Mata, sempre com o objetivo de apoiar a agricultura familiar na recomposição das matas ciliares e implantar sistemas agroflorestais na aldeia habitada pelo povo Pataxó.

Compartilhe via: