Neste clima festivo de final de ano, a Secretaria de Ação Social e Inclusão da CONAFER possibilitou o sorriso no rosto de cada criança nas comunidades indígenas, quilombolas, agricultoras, pescadoras, ribeirinhas e assentadas de todo o Brasil com a doação de mais de 100 mil brinquedos. Durante o Natal, já se tornou tradição da entidade realizar uma corrente de solidariedade com a entrega de presentes para os pequenos, que representam a herança originária para o futuro do país. Cada gesto de carinho e de atenção na entrega dos presentes é um lembrete de que a união e a solidariedade podem transformar realidades e levar a alegria para as comunidades mais vulneráveis. No Natal, mais do que presentes, a verdadeira mensagem é a de esperança, renovação e fortalecimento de laços que perpetuam a cultura e as tradições das diversas regiões brasileiras
Na véspera de Natal, os colaboradores da Secretaria de Ação Social e Inclusão (SASI) já estão atuando em uma missão muito especial para os meninos e meninas das aldeias e comunidades carentes do Brasil. A ideia é entregar brinquedos para cada criança neste final de ano, garantindo a felicidade e a esperança na celebração natalina para os indígenas, assentados, agricultores familiares, ribeirinhos, quilombolas e para grupos em situação de vulnerabilidade. Até o momento, os presentes de Natal já chegaram aos estados do Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Piauí, Espírito Santo, Sergipe, Alagoas, São Paulo, Bahia e Pará. No total, mais de 100 mil brinquedos já saíram do Distrito Federal rumo a todos os estados brasileiros.
O povo Xakriabá de Minas Gerais foi beneficiado com a iniciativa solidária da SASI. Esta comunidade indígena, com uma cultura rica e tradicional envolvendo dança e canto, também tem uma forte conexão com a ancestralidade e com a natureza, pois valorizam a preservação de seus saberes e tradições. A exemplo disso, o cacique Domingos Nunes de Oliveira está liderando um movimento de fortalecimento cultural do povo Xacriabá, que inclui a retomada do uso da língua Akwê Xakriabá. O cacique, juntamente com o líder indígena Wagner Xakriabá, receberam prontamente os colaboradores da Secretaria de Ação Social e Inclusão, que nesta segunda-feira, dia 23 de dezembro, foram até o município de São João das Missões, em Minas Gerais, para entregar cerca de 2300 brinquedos de Natal para as crianças da aldeia.
A solidariedade também esteve presente na aldeia indígena Pataxó Aroeira e na aldeia Coroa Vermelha, beneficiando o povo originário com a doação de 600 brinquedos no município de Santa Cruz Cabrália-BA, nesta véspera de Natal, dia 24 de dezembro. Ainda na Bahia, os colaboradores entregaram brinquedos nas aldeias Mirape, Murtinha, Juerana, Jaqueira e Guaxuma, em Porto Seguro. A ação foi organizada pela Diretoria de Ação Social e Inclusão da CONAFER, liderada pela diretora Tehiana Kiriri Sapuyá, que coordenou de forma eficiente todas as ações, garantindo que a ajuda chegasse nos locais que mais precisavam.
A coordenadora da Secretaria de Ação Social e Inclusão (SASI), Greice Coelho, explica que “a ação de Natal deste ano está proporcionando a milhares de crianças a magia que essa época do ano representa. A SASI está demonstrando que essa magia nunca se extingue, pois já possui um histórico de realização de sonhos para muitas pessoas em todo o Brasil, especialmente durante as datas comemorativas”. Só no ano passado, por exemplo, a Secretaria entregou mais de 100 mil brinquedos durante o Natal.
“A magia do Natal é particularmente impactante para nós, da Secretaria de Ação Social e Inclusão, e para as crianças que recebem nossas iniciativas. O sorriso de cada criança representa a verdadeira essência do Natal e serve como um impulso para que a Secretaria comece o novo ano revigorada, com o objetivo de alcançar novas ações e projetos. Então o sentimento é único e verdadeiro com o sorriso contagiante daqueles que estão recebendo as doações”, confessa Greice.
No estado de Mato Grosso, mais de 200 crianças indígenas foram alcançadas com a magia do Natal e beneficiadas com a ação social da SASI nas aldeias do Alto Xingu, Kuikuru, Tangurinho, Barro Branco, Sapezal, Tanguro e Afukuri, além das aldeias Pobojare, Tadarimana, Jurigue, Pobore, Praião, Apido, Areme e Divisa, no município de Rondonópolis-MT. Já no estado de São Paulo, os colaboradores entregaram brinquedos nas aldeias Icatu, Vanuire e Jaraguá. No Pará, as crianças das aldeias Ipirahy e Awussehe também receberam presentes natalinos. Em Tocantins, foi a comunidade quilombola Cocalinho Santa Fé do Araguaia que recebeu as doações de brinquedos. Além disso, a aldeia Nova Vida da Bahia e a aldeia Imbiruçu de Minas Gerais também foram beneficiadas.
O compromisso da CONAFER ao entregar brinquedos de Natal para crianças de todo o país vai além de um simples gesto de generosidade. Essa ação da SASI reflete a missão da entidade em promover a inclusão social e garantir o acesso a direitos fundamentais, como a infância digna e o respeito às diversidades culturais. Ao levar alegria e esperança para crianças das comunidades indígenas, quilombolas, agricultoras, pescadoras, ribeirinhas e assentadas, a CONAFER reforça seu valor de solidariedade, possibilitando que cada criança, independentemente de sua origem, possa celebrar o Natal. Esses presentes não apenas trazem felicidade momentânea, mas vão marcar a memória afetiva das famílias beneficiadas. Para a CONAFER, a entrega de brinquedos para as comunidades representa o amor, que é a verdadeira magia do Natal.
Confira fotos da entrega de brinquedos por todo o Brasil: