Neste mágico período de celebração, onde os corações se vestem com a luz do espírito natalino, a CONAFER espalha esperança por todos os cantos do país. Buscando levar diversão e alegria para as pessoas que mais precisam, a Confederação tece uma tapeçaria de solidariedade pelas estradas e caminhos do Brasil, especialmente voltada às crianças carentes, iluminando sorrisos dos pequenos em comunidades indígenas, quilombolas, agricultoras, pescadoras, ribeirinhas e assentadas. As ações da CONAFER ecoam por terras distantes, onde poucos chegam, proporcionando às crianças momentos de encanto e a promessa de um futuro mais feliz. Que nestes dias festivos sejamos a luz que guia o caminho da generosidade e da compaixão, criando memórias que serão eternamente entrelaçadas com a magia do Natal.

Mais de 100.000 Brinquedos Chegam a Comunidades Vulneráveis

Neste Natal, a CONAFER espalhou sorrisos ao entregar mais de 100.000 brinquedos para comunidades carentes em todo o país, alcançando desde comunidades indígenas, assentamentos, agricultores familiares, ribeirinhos e quilombolas até creches, orfanatos e comunidades em situação de vulnerabilidade. Além disso, a solidariedade da CONAFER ultrapassou fronteiras, chegando aos países Paraguai, Quênia, Ruanda, Uganda e Madagascar.

Toda a ação foi coordenada pela Diretoria de Ação Social e Inclusão da CONAFER, liderada pela diretora Tehiana Kiriri Sapuyá, que coordenou de forma eficiente todas as ações, garantindo que a ajuda chegasse onde era mais necessária.

Carreta Solidária: Uma Resposta Urgente às Cheias no Sul do País

A região Sul do Brasil enfrentou desafios consideráveis devido às cheias do Rio Itajaí e à abertura das comportas da maior barragem do Estado, localizada em José Boiteux, no Vale do Itajaí. Centenas de famílias foram desalojadas, vivendo em situações de risco desde então. Diante dessa situação, a CONAFER não hesitou em agir.

A Carreta Solidária, carregada com alimentos, água, roupas, eletrodomésticos e brinquedos, partiu de Brasília em uma jornada que visava oferecer um Natal mais digno aos povos Xokleng, Guarani e Kaingang. A CONAFER, através desta iniciativa, busca não apenas proporcionar momentos de alegria, mas também mitigar as dificuldades enfrentadas por essas comunidades, evitando doenças e desnutrição agravadas pelas condições adversas.

Mapa Interativo Revela a Amplitude das Ações da CONAFER

Para acompanhar a distribuição dos mais de 100.000 brinquedos, a CONAFER disponibilizou um mapa interativo que destaca cada localidade beneficiada. Você pode ver abaixo:

Missão Cumprida: A Solidariedade não Pode Esperar

Carlos Lopes, presidente licenciado da CONAFER, reforça a ideia de que juntos somos mais fortes e que por mais distante que estejamos, todos os obstáculos foram superados para garantir o sucesso das ações. A logística abrangente, incluindo arrecadação de recursos para a compra de brinquedos e o transporte por via terrestre e fluvial foram fundamentais para realizar essa ação histórica de Natal. 

A CONAFER, ao longo do ano, tem desempenhado um papel significativo em diversas ações sociais, trabalhando em parceria com diferentes diretorias e secretarias para levar assistência material, orientação, saúde básica, reforço escolar, educação ambiental, distribuição de cestas básicas, equipamentos de pesca e promoção cultural aos povos tradicionais.

Diante dos desafios enfrentados por diversas comunidades, a CONAFER, mais uma vez, reafirma seu compromisso com a solidariedade, esperança e alegria, levando afeto e atenção a quem mais necessita.

Confira abaixo algumas imagens das ações por todo o Brasil:

Compartilhe via: