Nesta terça-feira, 28 de março, a CONAFER fez mais uma das suas apresentações dos inúmeros programas e ações que a entidade desenvolve no setor agrofamiliar. Desde a sua fundação, em 2011, a Confederação tem defendido as pautas do campo e buscado meios de fomentar o segmento. Ao Capitão Alberto Neto, cearense de nascimento, representante do Amazonas na Câmara, o vice-presidente Tiago Lopes e o assessor Lício Luan falaram dos projetos que estão transformando a vida de pequenos produtores e de muitas cidades, como o +Pecuária Brasil. O deputado Capitão Alberto Neto ouviu atentamente as colocações, e demonstrou interesse em levar o +Pecuária para mais criadores amazonenses. Além de se colocar à disposição nas pautas de defesa dos direitos e dos interesses agrofamiliares nas questões parlamentares
Presente em mais da metade das cidades da região Norte, o +Pecuária Brasil já cobre 48% do maior estado brasileiro, presente em 30 dos 62 municípios amazonenses. Estes números corroboram o sucesso do programa que está em todo o país, nos 27 estados, levando mais do que inseminação artificial, protocolos e logística, mas entregando a efetiva prenhez do animal junto com o desenvolvimento socioeconômico de milhares de pecuaristas familiares e o crescimento da cadeia produtiva em mais de 3 mil municípios. O +Pecuária é inédito por tornar a biotecnologia reprodutiva acessível em larga escala, o que o transformou no maior e mais completo programa da bovinocultura nacional. Não existe nada similar na história deste segmento.
O vice-presidente Tiago Lopes falou da estrutura da Confederação formada pelas Secretarias Nacionais, Coordenações Regionais, Sindicatos e Federações. Dos projetos produtivos e de crescimento socioeconômico que estão sendo levados aos filiados de todas as categorias de agricultores familiares do Brasil, um trabalho focado na agricultura familiar mais produtiva, rentável e sustentável.
No centro, o deputado Capitão Alberto Neto, representante do Amazonas na Câmara, tendo à sua direita o vice-presidente Tiago Lopes e à esquerda, o assessor da CONAFER, Lício Luan
O deputado Capitão Alberto Neto também conheceu todo o trabalho que a CONAFER realiza em benefício das diversas categorias de agricultores, como os convênios da entidade com mais de 200 empresas, incluindo farmácias, universidades, restaurantes, lojas, academias, supermercados e clínicas de todo o Brasil. Outro destaque são as ações em favor dos povos indígenas de todo o país, em especial com povos originários do Amazonas. A CONAFER tem levado assistência para dezenas de aldeias ribeirinhas no Alto Rio Negro, como o apoio permanente às comunidades de Barcelos e região, em especial os yanomamis e barés.
Ação da CONAFER levou milhares de cestas básicas até as comunidades ribeirinhas do médio Rio Negro: Ataiana, Manacauaca, Dom Pedro II, Cauburiz, São Roque. São Joaquim, Canafe, Floresta, Tapera, Acuacu e Nova Jerusalém
Na última década, a Confederação ampliou as suas bases nos 27 estados, gerando relações diariamente com novos associados, implantando centenas de acordos de cooperação técnica com órgãos públicos e privados, ligados diretamente ao setor agrofamiliar. Agora, por meio de novas plataformas digitais, agricultores de todo o país estão sendo conectados com novos produtos e serviços, dando início a um novo ciclo para consolidar ainda mais a marca CONAFER como sinônimo de agricultura familiar.
Ao final do encontro, o deputado Capitão Alberto Neto declarou apoio aos projetos da Confederação, especialmente pela possibilidade de levar o +Pecuária para mais municípios amazonenses, afirmando ainda atuar em favor dos agrofamiliares nas questões que envolvem o segmento no Legislativo.