Nesta manhã de quarta-feira, 10 horas, no Salão Nobre da Câmara, acontece o lançamento da FPMDER, Frente Parlamentar Mista em Defesa do Empreendedorismo Rural. A sua missão é a defesa incondicional de quem faz a diferença no campo. 212 deputados e senadores, em caráter suprapartidário, vão promover o aprimoramento da legislação e a criação de políticas públicas para o setor do empreendedorismo rural brasileiro. O deputado federal Fausto Pinato, presidente eleito da FPMDER e autor da proposta que criou a Frente, estará ao lado de deputados, senadores, além de representantes do Estado e da sociedade civil, na solenidade de lançamento deste movimento político que é um divisor de águas na participação do setor empreendedor rural na política brasileira. O presidente da CONAFER, Carlos Lopes, representará a Confederação que apoiou amplamente a criação da Frente e atuou pela sua formação. Ao dar voz aos empreendedores rurais, o parlamento brasileiro escreve um capítulo único na história da nossa política, inaugurando no grande espaço democrático do país, um novo campo político, representando 40 milhões de homens e mulheres responsáveis pela segurança alimentar de 212 milhões de brasileiros

A criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Empreendedorismo Rural é um grande passo para ampliar a visibilidade e a influência dos empreendedores rurais nas decisões políticas do país. Ao unir parlamentares de diferentes correntes políticas em torno desta causa, a FPMDER quer transformar a vida dos empreendedores do campo, fortalecer o setor e desenvolver com sustentabilidade o meio rural brasileiro.

O empreendedorismo rural é muito mais do que a junção de todas as operações de produção, de comercialização e mercado agrícola. É uma das atividades de grande destaque e relevância para o desenvolvimento econômico, mercadológico, ecológico e social do Brasil. Durante a pandemia foi responsável pela segurança alimentar do país, tornando-se vital para os brasileiros poderem se alimentar em um momento de crise sanitária sem precedentes.

É estratégico para um país que valoriza a sustentabilidade, fomentar o crescimento dos empreendedores rurais, responsáveis pela produção e comercialização de alimentos agroecológicos, de baixo carbono e até de bioenergia para o Brasil e para outros países, sendo um dos setores que mais contribui para o crescimento da nação brasileira.

O mais impressionante é que apesar de ocuparem apenas 24% da área agrícola do país, os empreendedores rurais respondem por 38% do valor bruto da produção e por 34% das receitas no campo. E quando projetamos estes números para toda a cadeia produtiva, constatamos que o empreendedorismo rural é responsável por empregar 77% dos trabalhadores no campo, gerando 10 % do PIB do Brasil, o que torna o setor o 8º maior produtor de alimentos do mundo. 

Os empreendedores rurais também são responsáveis pela renda de 40% da população brasileira economicamente ativa. O empreendedorismo rural produz e comercializa mais de 70% da comida que alimenta o brasileiro, configurando-se na base da economia de 90% dos municípios e garantindo a segurança alimentar do país.

Os objetivos da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Empreendedorismo Rural são pautas prioritárias para o país.

  • Apoiar políticas públicas inovadoras
  • Promover o desenvolvimento socioeconômico de quem empreende no campo
  • Fortalecer as capacidades produtivas e o segmento do empreendedorismo rural
  • Fomentar a capacitação e o crédito no meio rural
  • Defender os interesses dos empreendedores rurais
  • Dialogar e apoiar a sociedade civil com ações em favor dos empreendedores
  • Criar uma legislação mais adequada à realidade do campo
  • Fiscalizar e acompanhar a implementação de políticas públicas
  • Ampla defesa de uma produção de alimentos agroecológica 
  • Resistência e luta pela sustentabilidade e combate às mudanças climáticas

Desafios e oportunidades para o segmento do empreendedorismo rural

Temos no empreendedorismo rural uma força vital para o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental, no Brasil e no mundo. Ancorado nos princípios da livre iniciativa e da liberdade de empresa, conforme estabelecido constitucionalmente, este setor enfrenta uma série de desafios e oportunidades no contexto da contemporaneidade.

Desafios

Acesso a Recursos Financeiros

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos empreendedores rurais é o acesso a financiamentos e créditos adequados. Apesar das políticas públicas voltadas para o setor, muitos agricultores ainda enfrentam obstáculos para obter capital de investimento e de giro para suas atividades.

Infraestrutura Deficiente

A falta de infraestrutura básica, como estradas adequadas, acesso à energia e serviços de comunicação, pode limitar o potencial de crescimento dos empreendimentos rurais. Isso afeta tanto a produção quanto a comercialização dos produtos, dificultando a inserção desses empreendimentos nos mercados.

Aspectos Ambientais

A sustentabilidade ambiental é uma preocupação crescente para os empreendedores rurais, especialmente no contexto das mudanças climáticas. O manejo inadequado dos recursos naturais, o desmatamento e a poluição podem comprometer a viabilidade dos negócios a longo prazo.

Oportunidades

Tecnologia e Inovação

O avanço da tecnologia oferece oportunidades significativas para o empreendedorismo rural. A adoção de práticas agrícolas sustentáveis, o uso de sistemas de irrigação eficientes, a implementação de técnicas de agricultura de precisão e a diversificação de culturas são exemplos de como a inovação pode impulsionar o setor.

Mercados Emergentes

O aumento da demanda por produtos orgânicos, alimentos sustentáveis e produtos de origem local cria oportunidades para os empreendedores rurais diversificarem suas atividades e conquistarem novos mercados. Além disso, o crescimento do turismo rural e do ecoturismo abre portas para o desenvolvimento de negócios relacionados ao agroturismo e à hospedagem rural.

Políticas Públicas Favoráveis

A implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural, como incentivos fiscais, programas de capacitação e assistência técnica, pode criar um ambiente mais propício para o empreendedorismo no campo. O apoio do governo também é fundamental para garantir o acesso a infraestrutura adequada e serviços básicos nas áreas rurais.

Neste dia 16 de abril de 2024, o Congresso brasileiro tem a oportunidade de reescrever o empreendedorismo rural brasileiro, ao reconhecer politicamente o seu papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável e na redução das desigualdades socioeconômicas. Apesar dos desafios enfrentados, as oportunidades para o setor são vastas, especialmente quando combinadas com políticas públicas eficazes e o uso estratégico da tecnologia e da inovação. Investir no fortalecimento do empreendedorismo rural é essencial para construir um futuro mais próspero e equitativo, para todos.

Conheça os 212 deputados e senadores que compõem a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Empreendedorismo Rural:

Compartilhe via: