Reinventar os conceitos é a ação que define a CONAFER desde que foi fundada em 2011. A Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais é incansável na missão de ser a marca agrofamiliar brasileira, ao criar projetos que fortalecem os pequenos agricultores, a produção no campo e todo o segmento econômico que alimenta 212 milhões de brasileiros. A CONAFER é protagonista desta nova forma de pensar o associativismo, ao levar soluções, e não dúvidas. Ao entregar trabalho, e não passividade. Ao pensar em inovação, e não em conservadorismo. Ao financiar a produção, e não esperar pela política pública. Neste momento em que o mundo enfrenta tantas questões cruciais, como obstáculos a uma economia sustentável, dificuldades de obtenção do crédito, melhor acesso à saúde, necessidade de ações sociais urgentes, mudanças climáticas e o desafio da inteligência artificial, a CONAFER tem projetos para cada um destes temas. Por isso, a entidade segue, permanentemente, levando benefícios, serviços e programas inéditos para as 5 regiões brasileiras, todos os dias do ano 

A liderança da CONAFER no segmento agrofamiliar brasileiro tem sido reconhecida em todo o país, tanto no Congresso Nacional, como nos executivos de estados e municípios, e também em Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores. No ambiente global, no final do ano passado, a participação da CONAFER em parceria com a Sthorm, a PlanetaryX e a Autopass, durante a COP28, a Conferência Mundial do Clima, foi marcante ao levar propostas de proteção da biodiversidade do planeta, apresentando ações para produção sustentável de alimentos e preservação ambiental dos territórios originários. Após participar de mesas e rodadas de negociações com outras nações, a Confederação deixou os Emirados Árabes com a certeza de dever cumprido por apoiar e atuar em favor de um avanço na pauta da sustentabilidade do planeta. Agora, representantes da CONAFER estão em Davos, Suíça, com uma agenda lotada no Fórum Econômico Mundial.

O presidente Carlos Lopes comanda a CONAFER desde a sua fundação

Nascida há 13 anos com vocação para o campo, a entidade atua pela melhoria socioeconômica de camponeses, pecuaristas, pescadores, ribeirinhos, extrativistas, lavouristas, artesãos, indígenas, quilombolas, assentados e acampados. A Confederação está em todo o país por meio de Secretarias Nacionais, Coordenações Regionais, Sindicatos e Federações, dando voz e autonomia aos agricultores familiares responsáveis por 70% da produção de alimentos que vão à mesa dos brasileiros, uma força econômica que gera 10% do PIB nacional, e que é base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. 

Para manter a sua responsabilidade social com os associados e o mercado agrofamiliar brasileiro, a CONAFER desenvolve uma série de produtos e serviços de forma constante, mostrando uma capacidade de se reinventar e inovar com projetos inéditos no segmento, confirmando a sua atuação em defesa da agroecologia, das ações de sustentabilidade, da segurança jurídica dos seus associados, do acesso ao crédito e o fortalecimento da produção rural, transformando os produtores rurais do país em importantes demandadores de consumo.

O +Pecuária Brasil já está presente na vida de milhares de pequenos produtores, com nascimentos diários de bezerros em todo o Brasil

Este compromisso com 8 milhões de agricultores familiares impulsionou a CONAFER na criação do maior programa de genética bovina do país, o +Pecuária Brasil, criado e desenvolvido em parceria com a líder mundial em inseminação artificial, a Alta Genetics, e que já chegou em 3,5 mil municípios. Uma verdadeira revolução genética no campo. E que agora se estende ao +Genética no Sertão, um programa com foco na reprodução genética de caprinos e ovinos, criado para o semiárido brasileiro, região que enfrenta desafios únicos devido às condições climáticas adversas, escassez de recursos hídricos e falta de acesso a tecnologias avançadas. O +Genética do Sertão surge como uma solução inovadora e transformadora para enfrentar esses desafios.

Sempre levando serviços e programas do Brasil mais visível ao Brasil mais profundo, com produtos e ações que estão mudando o meio rural brasileiro, por meio do +Previdência Brasil, a CONAFER cuida de quem sempre cuidou da terra com educação previdenciária, como o serviço de INSS Digital para realizar trâmites e processos, orientando o acesso dos agricultores familiares à Aposentadoria Rural, Auxílio Maternidade, Auxílio Invalidez e demais benefícios previdenciários. Com ação inédita focada nos povos indígenas e tradicionais, o +Previdência Brasil, em parceria com o INSS, realiza diversos cursos de disseminadores, como aconteceu nos estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal. O objetivo desta iniciativa inédita, além de formar disseminadores, é apresentar o sistema previdenciário e a sua importância na vida dos povos originários e quilombolas.

Com ação inédita focada nos povos indígenas e tradicionais, o +Previdência Brasil, em parceria com o INSS, realiza diversos cursos de disseminadores pelo país

Outro trabalho muito importante é possibilitar o acesso dos agricultores familiares às linhas de crédito do PRONAF, pois a CONAFER habilita sindicatos para emissão do CAF, o Cadastro da Agricultura Familiar aos filiados associados. A partir deste processo, entra o AgroConafer, uma parceria com o Banco do Brasil, viabilizando a obtenção de crédito do Pronaf pelos seus filiados. Na extensão rural, o programa ERA, Empreendedorismo Rural Agrofamiliar, fortalece o agricultor e empreendedor, orientando a propriedade, implantando culturas com ciclos de produção, gerando renda e autonomia econômica. Pensando no futuro, nasceu o ERA nas Escolas – Horta Pedagógica, um programa de educação ambiental que promove a consciência socioambiental nas crianças.

Para oferecer uma vida mais saudável às agricultoras e agricultores, a CONAFER tem o programa de serviços em saúde exclusivo para os filiados, o MAIS VIDA BRASIL, em parceria com a BSF Saúde. É a maior cobertura do mercado com direito à Telemedicina, Assistência Odontológica e para Medicamento, Orientação Farmacêutica, Auxílio Funeral e todos os benefícios para todos os associados. Outro projeto importante da CONAFER são os convênios espalhados por todo o Brasil, com descontos exclusivos em universidades, farmácias, laboratórios, clínicas, profissionais de saúde, restaurantes, supermercados, academias, aluguel de veículos, hotéis e assistência técnica, em mais de 200 parcerias.

Lançamento do MAIS VIDA BRASIL, em parceria com a BSF Saúde, é a maior cobertura do mercado com direito à Telemedicina, Assistência Odontológica e para Medicamento, Orientação Farmacêutica, Auxílio Funeral

Atuando na economia verde, o MAIS FLORESTA BRASIL, acordo de cooperação técnica com o Ministério da Agricultura e Pecuária, integra o Cadastro Ambiental Rural ao processo de regularização ambiental das propriedades rurais, fortalecendo a produção sustentável e com economia carbono zero. Preocupada em combater as mudanças climáticas, a CONAFER criou uma Brigada de Combate aos Incêndios Florestais, os Guardiões de Proteção Ambiental com formação de brigadistas e atuação em combates a incêndios em parques, reservas e terras indígenas. 

Diariamente, a CONAFER promove ações de inclusão social e cultural, como no Turismo Rural, promovendo em parceria com o Governo do Distrito Federal, um programa para as agricultoras, o +Turismo para Mulheres da Terra, em que as produtoras rurais são as protagonistas de um intercâmbio cultural conhecendo a história e as atrações da capital federal. Esta mesma parceria deu início ao Mais Turismo para a Melhor Idade, com ações de inclusão social que levaram idosos em passeios por Brasília.

Quando pensamos na atividade pesqueira, a Coordenação Nacional de Ações de Empreendedorismo e Sustentabilidade da CONAFER e o ITT, Instituto Terra e Trabalho, em parceria com a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica oficializando o Programa +Pescado Brasil, que tem como objetivo promover a produção sustentável por meio do manejo da pesca e do cultivo de espécies nativas da Amazônia.

Nos esportes, a CONAFER está batendo um bolão. Em junho de 2023 foi dado início ao 1º Campeonato Nacional de Futebol Índígena, a maior competição da história do futebol indígena brasileiro, reunindo 92 equipes e 2700 atletas de territórios e etnias de todo país. O campeonato tem a organização e o patrocínio da Confederação, da União Nacional Indígena e do Terra Bank. Os jogos são transmitidos ao vivo pela TV CONAFER.A Diretoria de Projetos e Ações Integradas para os Povos da CONAFER, por meio do Programa Mais Parente nas Aldeias, viabilizou mais de 2 milhões de reais do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, contemplando agricultores familiares indígenas do Amazonas e da Bahia. Em nível global, a CONAFER e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil China, assinaram um acordo histórico de cooperação técnica. A parceria bilateral com o mercado chinês se tornou realidade com o acordo de cooperação assinado entre a Confederação e a empresa Rizhao Haotian Technology Agricultural Moderna CO., para utilizar o sofisticado sistema de irrigação para pesquisa e estudos da empresa chinesa. 

Na área da educação, o projeto ERA nas Escolas Horta Pedagógica já é uma realidade, com técnicos ensinando a educação ambiental para as crianças do Distrito Federal. Nas aldeias indígenas, como na Terra Indígena Caramuru Paraguaçu em Pau Brasil, no Sul da Bahia, crianças do ensino fundamental recebem aulas de reforço, alimentação e muita atenção de educadoras da CONAFER. Na Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, na Bahia, a Confederação levou mais de 200 professores de 52 etnias para o 1º Encontro Nacional de Professores Indígenas, o MEL, Mais Educação Livre, inaugurando uma revolução no ensino indígena brasileiro.

O sistema MAIS CONAFER BRASIL lançou as revistas “Nosso Mundo CONAFER” e “Mais CONAFER Brasil”, em mais um momento importante para apresentar tudo que a Confederação faz pela agricultura familiar brasileira. A Secretaria Nacional de Políticas para Monitoramento e Segurança no Campo, da CONAFER realizou diversos cursos de capacitação e formação de brigadistas indígenas nos territórios indígenas, os Guardiões Ambientais. Simultaneamente, a CONAFER lançou a plataforma Hãmugãy, a plataforma originária de proteção dos territórios, um aplicativo de monitoramento que facilita registros ágeis de ocorrências ambientais ou ameaças às áreas indígenas. 

A marca da CONAFER se consolida também com suas ações sociais em todo o país por meio da Diretoria de Ação Social e Inclusão, levando doações de roupas, alimentos, móveis e eletrodomésticos aos povos originários e comunidades tradicionais, com muitas equipes de colaboradores percorrendo os territórios indígenas e a periferias das cidades nas 5 regiões do Brasil. Desde a sua criação, a CONAFER segue os princípios da Autonomia Política, Preservação do Meio Ambiente, Direito à Regularização Fundiária, Valorização da Produção Sustentável, Promoção da Agricultura de Baixo Carbono, Estímulo às Energias Renováveis, Luta pela Segurança Alimentar, Cumprimento da Agenda 2030 da ONU, Crescimento Socioeconômico dos Produtores Rurais, Defesa da Inclusão Social, Assistência Médica aos Agrofamiliares, Desenvolvimento Cultural, e Defesa dos Povos Originários e Tradicionais. A Confederação é hoje uma entidade multidiversa, porque em sua visão, ser a marca agrofamiliar brasileira é melhorar com ações a vida dos seus agricultores familiares associados.

Compartilhe via: