🔹 Diretoria de Relações Institucionais e Parlamentares
Nesta quarta-feira (04/07) pela manhã, o presidente Luís Inácio Lula da Silva lançou o novo Plano Safra da Agricultura Familiar (PSAF) para 2024/2025 , pedindo que todos ajudem a fiscalizar as medidas para garantir a aplicação eficaz. O lançamento ocorreu no Palácio do Planalto com a presença de ministros, parlamentares, representantes de órgãos públicos, empresas, entidades da sociedade civil, movimentos sociais, dirigentes de bancos, governadores e agricultores. O plano inclui um aumento significativo de recursos e várias novas medidas para fortalecer a agricultura familiar no Brasil.
O Plano Safra 2024/2025 apresenta um recorde de R$ 76 bilhões em recursos, 43,3% a mais que no ano anterior, e introduz inovações como financiamento para máquinas agrícolas de pequeno porte e ampliação do microcrédito rural. Durante o evento, foram assinados quatro editais, dois acordos de cooperação técnica, quatro decretos, duas portarias e um Projeto de Lei do Fundo Garantidor, que será enviado ao Congresso Nacional. Lula destacou a importância da fiscalização para garantir a implementação integral das medidas.
Lula enfatizou a necessidade de aumentar a produção agrícola para evitar a inflação dos alimentos e melhorar o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para agricultores de todos os estados. O presidente também mencionou a inclusão de linhas especiais para indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária, destacando o compromisso do governo com a responsabilidade social e a transparência. Outras novidades incluem programas voltados para a inclusão digital no campo, capacitação técnica para agricultores familiares e a ampliação das linhas de crédito para jovens e mulheres.
À tarde, foi lançado também o Plano Safra 24/25 para agricultura empresarial. Neste ano, são R$ 400,59 bilhões destinados para financiamentos, um aumento de 10% em relação à safra anterior. Durante o evento, o presidente Lula ainda voltou a ressaltar diversas vezes a importância da agricultura familiar para o Brasil.
Assessoria Parlamentar – CONAFER