Diretoria de Relações Institucionais e Parlamentares

No dia de ontem (17 de junho), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Embrapa promoveram um workshop em Brasília para discutir diretrizes do Sistema Unificado de Assistência Técnica e Extensão Rural (SUATER). O evento visou fortalecer o suporte técnico aos agricultores familiares e impulsionar a agricultura sustentável e inclusiva no Brasil.

O ministro Paulo Teixeira destacou quatro desafios principais que o SUATER pretende enfrentar:

  1. Redução das desigualdades sociais no campo.
  2. Combate à insegurança alimentar em um país com vastas áreas agricultáveis.
  3. Adaptação da agricultura à crise climática por meio de tecnologias avançadas.
  4. Transição para uma agricultura digital e sustentável, abandonando práticas químicas obsoletas.

Ele também enfatizou a importância de fortalecer instituições como a Embrapa e as EMATERs , e de apresentar a proposta ao Congresso Nacional até outubro , envolvendo representantes do setor público, privado, sociedade civil e parlamentares.

Josana Lima, da Contraf/CUT, ressaltou a necessidade de diálogo contínuo entre o governo e as comunidades rurais, garantindo acesso à terra, água, estradas, comunicação e assistência técnica.

O workshop marcou o início da construção colaborativa do SUATER, refletindo o compromisso do MDA e da Embrapa em promover um desenvolvimento agrícola mais justo e sustentável, assegurando que os benefícios alcancem todos e contribuam para o crescimento econômico inclusivo.

Assessoria Parlamentar – CONAFER

Compartilhe via: