FONTE: Agência da Notícia
Alunos da Escola Estadual Vila Rica, na agrovila de Santo Antônio da Beleza, em Vila Rica, produziram um documentário para contar a história e mostrar o cotidiano dos estudantes, a estrutura da escola e o envolvimento da comunidade na educação do campo. O projeto denominado “Escola e Comunidade: Vida e Futuro” foi premiado na 4ª edição do Desafio Criativos da Escola.
De acordo com o professor orientador do projeto, Felipe Tamuxi, o documentário conta sobre a vida dos alunos, a história da escola e o conteúdo que aprendem. Além disso, eles finalizam o conteúdo falando das perspectivas que eles têm para o futuro.
“Os alunos são de famílias humildes, que vivem da agricultura familiar. No documentário eles mostram as dificuldades enfrentadas. Eles se levantam às 5h, tiram leite, plantam e colhem. Depois pegam ônibus que, na maioria das vezes, quebra na estrada”, explicou.
Como está localizada a cerca de 45 km do centro urbano, os próprios moradores construíram a escola – que é multisseriada – e lutam para a manutenção dela.
Além das dificuldades, segundo Felipe, os alunos contam no documentário sobre o que aprendem na escola e como ela deve ser valorizada.
“Eles dizem que querem se formar na faculdade e um dia poder voltar na comunidade para trabalhar e ajudar as pessoas. Esse trabalho foi motivador. A escola do campo é muito desvalorizada, mas, mesmo com as condições precárias, a gente pode fazer realizar sonhos”, ressaltou.
O professor conta que o documentário foi gravado com os próprios celulares dos já que a escolar não tem recursos. A edição do curta-metragem também foi editado por meio de aplicativos de celular.
“Foi difícil, mas no final deu tudo certo. Quando apresentamos o resultado para a comunidade, muitos se emocionaram e tanto os alunos quanto a comunidade em geral se sentiram valorizados”, pontuou.
O prêmio
O projeto dos alunos “Escola e Comunidade: Vida e Futuro” foi um dos 11 trabalhos premiados. Mais de 1,6 mil projetos de todo Brasil participou do concurso.
O documentário dos alunos foi o único premiado em Mato Grosso.
No dia 4 de dezembro três alunos e o professor orientador devem ir para Fortaleza (CE) para receber o prêmio que é R$ 1,5 mil para investir no projeto, R$ 500 para o professor, um certificado e um troféu simbólico para a escola.
A escola
A comunidade começou teve início há 11 anos. No entanto, não havia nenhuma escola na região. A comunidade tem aproximadamente 200 famílias que vivem diretamente da agricultura familiar.
De acordo com Felipe, os próprios moradores conseguiram tábuas e, sem nenhum recurso financeiro, eles se reuniram e construíram a escola.
“No documentário os alunos resgataram a história do assentamento e como a educação se desenvolvem na escola”, disse.
Segundo o professor, o governo já iniciou as obras de reforma da escola várias vezes, mas nunca foi finalizada. Mas, após a iniciativa dos alunos e cobrança da comunidade, as obras foram retomadas e uma nova escola já está sendo construída no local.
Alunos da Escola Estadual Vila Rica, na agrovila de Santo Antônio da Beleza, em Vila Rica, produziram um documentário para contar a história e mostrar o cotidiano dos estudantes, a estrutura da escola e o envolvimento da comunidade na educação do campo. O projeto denominado “Escola e Comunidade: Vida e Futuro” foi premiado na 4ª edição do Desafio Criativos da Escola.
De acordo com o professor orientador do projeto, Felipe Tamuxi, o documentário conta sobre a vida dos alunos, a história da escola e o conteúdo que aprendem. Além disso, eles finalizam o conteúdo falando das perspectivas que eles têm para o futuro.
“Os alunos são de famílias humildes, que vivem da agricultura familiar. No documentário eles mostram as dificuldades enfrentadas. Eles se levantam às 5h, tiram leite, plantam e colhem. Depois pegam ônibus que, na maioria das vezes, quebra na estrada”, explicou.
Como está localizada a cerca de 45 km do centro urbano, os próprios moradores construíram a escola – que é multisseriada – e lutam para a manutenção dela.
Além das dificuldades, segundo Felipe, os alunos contam no documentário sobre o que aprendem na escola e como ela deve ser valorizada.
“Eles dizem que querem se formar na faculdade e um dia poder voltar na comunidade para trabalhar e ajudar as pessoas. Esse trabalho foi motivador. A escola do campo é muito desvalorizada, mas, mesmo com as condições precárias, a gente pode fazer realizar sonhos”, ressaltou.
O professor conta que o documentário foi gravado com os próprios celulares dos já que a escolar não tem recursos. A edição do curta-metragem também foi editado por meio de aplicativos de celular.
“Foi difícil, mas no final deu tudo certo. Quando apresentamos o resultado para a comunidade, muitos se emocionaram e tanto os alunos quanto a comunidade em geral se sentiram valorizados”, pontuou.
O prêmio
O projeto dos alunos “Escola e Comunidade: Vida e Futuro” foi um dos 11 trabalhos premiados. Mais de 1,6 mil projetos de todo Brasil participou do concurso.
O documentário dos alunos foi o único premiado em Mato Grosso.
No dia 4 de dezembro três alunos e o professor orientador devem ir para Fortaleza (CE) para receber o prêmio que é R$ 1,5 mil para investir no projeto, R$ 500 para o professor, um certificado e um troféu simbólico para a escola.
A escola
A comunidade começou teve início há 11 anos. No entanto, não havia nenhuma escola na região. A comunidade tem aproximadamente 200 famílias que vivem diretamente da agricultura familiar.
De acordo com Felipe, os próprios moradores conseguiram tábuas e, sem nenhum recurso financeiro, eles se reuniram e construíram a escola.
“No documentário os alunos resgataram a história do assentamento e como a educação se desenvolvem na escola”, disse.
Segundo o professor, o governo já iniciou as obras de reforma da escola várias vezes, mas nunca foi finalizada. Mas, após a iniciativa dos alunos e cobrança da comunidade, as obras foram retomadas e uma nova escola já está sendo construída no local.
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