Quem planta ação, colhe gratidão. Na manhã desta quarta-feira, 23 de abril, o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, obteve no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí, o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao povo piauiense. A Medalha do Mérito Legislativo da Alepi foi concedida pelo seu trabalho à frente da Confederação em benefício dos homens e mulheres produtores e empreendedores rurais piauienses. O autor da iniciativa foi o deputado estadual Bessah Araujo Costa Reis Sá, que teve o apoio dos demais parlamentares do estado no reconhecimento dos esforços do presidente da Confederação e sua contribuição significativa no crescimento do Piauí. Representando o presidente Carlos Lopes, o secretário Nacional de Políticas Sindicais da CONAFER, Júlio César Chaves, que preside a FAFER Piauí, recebeu a homenagem da Assembleia Legislativa piauiense
Com formação em direito, ciência política e atuação reconhecida em defesa do setor agrofamiliar. O também agricultor e empreendedor rural, Carlos Lopes, comanda desde 2011 a CONAFER, tendo neste tempo revolucionado o setor agrofamiliar brasileiro com projetos, ações e programas inovadores. Com presença em todos os estados brasileiros, a CONAFER representa parcela significativa dos pequenos produtores rurais do país. O segmento econômico da agricultura familiar é composto por mais de 40 milhões de trabalhadores, que produzem 10% do PIB nominal, o que garante a segurança alimentar de mais de 70% da nossa população.

No centro da foto, representando o presidente Carlos Lopes, o secretário Nacional de Políticas Sindicais da CONAFER, Júlio César Chaves, recebe a Medalha do Mérito Legislativo da Alepi
Por meio de programas de fomento e projetos de inovação tecnológica voltados aos seus associados nos 27 estados brasileiros, como o +Previdência Brasil, Mais Vida Brasil, +Pecuária Brasil, +Genética no Sertão, ERA e outros, a CONAFER vem cumprindo importante agenda para o setor agrofamiliar, sempre com o objetivo de levar apoio técnico, crédito para a produção, assessoria jurídica, além de ações de saúde e educação no campo.
Ao receber a Medalha do Mérito Legislativo da Alepi, representando o presidente Carlos Lopes, o secretário Nacional de Políticas Sindicais da CONAFER, Júlio César Chaves, saldou em sua fala a todos os presentes na Casa Legislativa e lembrou que foi “pela fé o começo desse sonho ideológico de trabalhar pela agricultura familiar. Quando a gente entendeu que existia a diferença do trabalhador rural para o agricultor familiar. E aí todo mundo se intitulava como trabalhador rural. Só que a legislação vigente fala que trabalhador rural é aquele que tem vínculo empregatício. E o que é um agricultor Familiar? É aquele que planta para sua subsistência, aquele que planta para se alimentar. Você entendeu? Detalhe: ele trabalha para isso. E a gente começou a trabalhar focado nisso, nessa agricultura familiar. E o primeiro grande passo foi trabalhar para constituir uma lei. E aí a gente foi bater em cima do Congresso, do Senado. Saímos de uma marcha de São Paulo a Brasília com 5 mil sem terras. Naquela época, a gente conseguiu aprovar a Lei 11.326, que é a lei que ampara a agricultura familiar e os empreendimentos familiares rurais no Brasil”.

Júlio Cesar também falou dos projetos e programas da CONAFER para o Piauí. Após a sua fala, foram apresentados os vídeos apresentando o portfólio de ações e serviços da Confederação pelo país, além dos seus programas genéticos desenvolvidos com os pequenos pecuaristas piauienses, o +Pecuária Brasil e o +Genética no Sertão. No estado do Piauí, o +Pecuária Brasil já tem acordos de cooperação técnica com 53 cidades, sendo que 23 municípios já cumprem um fase avançada de protocolos, e que já atenderam 501 famílias, com 15.660 inseminações realizadas e 7.268 nascimentos, fortalecendo a pecuária familiar e contribuindo diretamente para a geração de renda dos pecuaristas piauienses.

Colônia do Gurguéia é um dos municípios piauienses atendidos pelo maior programa de melhoramento genético do país, o +Pecuária Brasil
Já o +Genética no Sertão trabalha com acordos de cooperação técnica em 89 cidades, sendo 15 delas já em fase adiantada de protocolos com 477 inseminações realizadas, em 53 propriedades, 153 prenhezes confirmadas e 92 nascimentos. Assim, os pequenos produtores piauienses têm a oportunidade de aumentar a produção e a renda de suas famílias, os municípios e o estado têm vantagens socioeconômicas, todos com o apoio e a parceria da CONAFER.