Fundada em 1728, Barcelos é uma cidade histórica, a primeira capital da província do Amazonas, e tem sua origem ligada às missões que chegaram na Aldeia de Mariuá. Nesta região vivem os Yanomami, organizados em aldeias ribeirinhas e dentro da grande floresta. A CONAFER tem levado inúmeras ações às comunidades indígenas do município, que fica a dois dias de barco saindo da capital Manaus. No último mutirão das equipes da Confederação, foram entregues nas aldeias ribeirinhas merenda escolar, cestas básicas, itens de saúde, combustível, antenas para comunicação, material esportivo, uniformes escolares e brinquedos. Também foram realizadas filiações e demandas do INSS, serviços de cartório, com atendimento e assistência permanente aos yanomami que chegam à cidade, além  da construção de uma escola na aldeia Cachoeira do Aracá e um Posto de Saúde na aldeia Águas Vivas.

Barcelos fica ao Norte do Estado do Amazonas, em um cenário amazônico recheado de rios e igarapés, onde o Rio Negro reina absoluto. São 400 km em linha reta da capital Manaus, ou 1 mil km entre condução por terra e barco. De avião, a viagem dura 1 hora passando pela floresta e os arquipélagos da imensa bacia amazônica, até aportar às margens do lendário Rio Negro, com direito a sobrevoar o espetáculo do maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas, e o sétimo maior rio do mundo em volume de água.

Barcelos fica ao Norte do Estado do Amazonas, a 2 dias de barco de Manaus, em um cenário amazônico recheado de rios e igarapés, onde o Rio Negro reina absoluto

A CONAFER vem atuando no município para atender aos yanomami em parceria com a Associação Xorómawë, formada por uma equipe que acompanha os parentes em vários setores da cidade, garantindo direitos na saúde, educação, inclusão social, buscando sempre atender as demandas dos indígenas que chegam de vários rios ao município, porém em condições precárias. A Xorómawë se dedica a ajudar e minimizar a dura realidade que os yanomami enfrentam na região. Uma forma encontrada é garantir o café, almoço e jantar aos yanomami que se encontram em viagem, mas tem problemas no benefício Bolsa Família para comprar sua alimentação. 

Já o escritório da SECAL, Secretaria da Amazônia Legal da CONAFER, tem uma equipe de funcionários que faz afiliações de indígenas, agricultores, pescadores, ribeirinhos, atendendo e acompanhando questões relativas ao INSS, cartórios, Cras e outras demandas. Há equipes da Presidência, como os motoristas fluviais, que garantem a segurança das equipes nas viagens para as aldeias e comunidades nas entregas de ações. Para isso, os barcos foram equipados com botes e motores 50 hp para atividades nas aldeias e comunidades, e ainda serviços de internet com Starlink instaladas nas aldeias yanomami.

Na metade do ano, a Diretoria de Ação Social e Inclusão da CONAFER, realizou a entrega de merenda escolar na aldeia yanomami Águas Vivas no Rio Preto. Nas aldeias Bandeira Branca e Cachoeira do Aracá, foram itens de higiene, ações de Dia das Mães e Dia Internacional da Mulher, material esportivo e brinquedos. Recentemente, dia 16 de outubro, equipes se dividiram para realizar entrega de brinquedos e uniforme escolar. Na parte de produção e geração de renda, houve instrução às comunidades pelo técnico em apicultura, Geremias Pataxó, capacitando os yanomami para o manejo de abelhas e orientação do projeto de meliponicultura (abelhas sem ferrão), uma excelente alternativa totalmente sustentável de geração de renda às comunidades.

Geremias Pataxó capacitou alguns colegas de trabalho nesta região para dar continuidade ao projeto, onde estão sendo feitas caixas para abelhas sem ferrão que serão doadas para comunidades e aldeias. Por meio da Confederação, foi construído um posto de saúde em  alvenaria na aldeia Águas Vivas, próximo ao município de Santa Isabel. Na educação, outra realização importante é a construção de uma escola na aldeia Cachoeira do Aracá.

A construção do Posto de Saúde da Aldeia Águas Vivas

No dia 30 de setembro de 2023, uma equipe da CONAFER se deslocou do município de Barcelos com destino à aldeia Águas Vivas, em Nova Esperança. localizada no Rio Preto, próxima ao município de Santa Isabel do Rio Negro. Em um barco foram levados os materiais de construção, como tijolos, cimento, ferro e zinco, com uma parte ficando na Comunidade Campinas, pois devido à estiagem e seca no Amazonas, a equipe teve inúmeras dificuldades para transportar todo o material até a aldeia. A equipe enfrentou 3 cachoeiras onde teve que retirar todo o material do bote para colocar novamente. A viagem até Águas Vivas durou 9 dias. A obra iniciou-se dia 08 de outubro, teve apoio de alguns yanomami para condução do material, como retirada de areia em frente a aldeia e carregando os materiais. A obra foi finalizada no dia 27 de outubro, quando a equipe entregou a chave do Posto de Saúde para a liderança da aldeia.      

A produção agrícola dos Yanomami e a Covid-19

Afetados pelas dificuldades de isolamento durante a Covid-19, seja pela impossibilidade de obter insumos ou os recursos para a produção, muitas comunidades yanomami tiveram problemas de produção agrícola e consequente insegurança alimentar. Estas comunidades ribeirinhas em sua maioria produzem farinha, banana, tapioca, beiju, açaí, castanha, pescados e artesanatos da agricultura familiar. Mas no período da pandemia, foram muito prejudicadas pelas dificuldades de acesso aos seus territórios. Portanto, é preciso ir até elas, levando recursos materiais nestas regiões isoladas e de difícil acesso.

A luta dos povos originários é uma luta da CONAFER 

Todos os indígenas são reconhecidos como agricultores familiares pela Lei da Agricultura Familiar, a Lei nº 11.326, de 2006. Para atuar mais diretamente nas causas indígenas, a CONAFER tem secretarias voltadas para as questões indígenas, trabalhando desde o mapeamento de territórios até o fomento às suas diversas culturas agroecológicas, no apoio logístico em aldeias por todo o país, no estímulo à cultura e às suas tradições.

Compartilhe via: