FONTE: Engeplus
A partir desta segunda-feira, dia 8, o Departamento de Agricultura de Morro da Fumaça, fará o levantamento dos pedidos de sementes de pastagem feitos pelos agricultores para que o Governo Municipal faça a doação no dia 17 de abril. O subsídio será de 50% do valor total, até o limite de sementes necessárias ao plantio anual de dois hectares por produtor.
A ação será possível através da proposta de alteração da Lei nº 1.522/2012 proposta pelo prefeito Noi Coral e aprovada no Legislativo. O texto estabelece a Política Municipal de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária e a iniciativa do Chefe do Executivo é muda o Artigo 7, que autoriza o Governo Municipal a fornecer aos produtores sementes de pastagens. Porém, a lei de 2012, autorizava que somente aqueles que mantêm a atividade leiteira recebessem o benefício, algo que mudou a partir da proposta de Coral, beneficiando também os criadores de gado de corte.
Ao todo, mais de 60 famílias de agricultores devem ser beneficiadas. Somente em 2019, o Governo Municipal, por meio do Departamento de Agricultura, irá disponibilizar R$ 10 mil para este fim. “A nossa intenção é contribuir com os agricultores fumacenses, pois eles são muito importantes para a economia de nossa cidade e devem ter o trabalho reconhecido”, fala Coral.
Para obter o beneficio, os interessados devem procurar o Departamento de Agricultura do Município a partir desta segunda-feira, dia 8, e ter em mãos o bloco de notas dos últimos dois anos, Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), inventário de animais, ainda estar em dia com a prefeitura. “Vamos subsidiar a aquisição sementes forrageiras de inverno, para que o produtor possa cobrir a falta de pastagem natural neste período, assim podendo manter ou até mesmo aumentar a produção de leite e carne em uma época historicamente de pouco pasto disponível”, comenta a diretora de Serviços Rurais, Patrícia Coral.

Compartilhe via: