da Redação

Em dezembro de 2018 a CONAFER chegava ao Piauí para colaborar decisivamente no avanço da agricultura familiar no estado

A CONAFER está no Piuaí, e muito bem. O coordenador e presidente da FAFER-PI, Júlio César Chaves, conta que na época da fundação do SAFER no estado, eram 4 acampamentos, dos quais 2 se transformaram em assentamentos. “Foi a partir daí que resolvemos fundar a Federação e começamos a criar os primeiros sindicatos que foram os SAFERs das cidades de Parnaíba, Piracuruca, Nazária, São Pedro Do Piauí e Miguel Leão”, relata.

O ano de 2020 foi de muito trabalho e também de muitas conquistas junto a FAFER-PI. Júlio César Chaves afirma que foram criadas ações de articulação para acesso ao crédito e de conscientização dos agricultores familiares sobre o segmento. “Procuramos o Banco do Nordeste e estabelecemos uma parceria com a facilidade de fazer contratos do Pronaf sem excessos de burocracia”.

Em menos de dois anos, a FAFER-PI conseguiu emitir mais de 800 créditos do Pronaf, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, e que possui as linhas de crédito mais importantes do sistema de financiamento público para a agricultura familiar.

“Começamos a mobilizar o nosso povo que até então, achavam que a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) era só para ajudar na aposentadoria. Não sabiam que poderiam acessar outros benefícios através dela. Com muito compromisso e diálogo mudamos essa história”, declara.

Com os Pronafs do Banco do Nordeste, mais de 800 pequenos agricultores deram início às novas safras e reformas nas estruturas de produção

Os produtores nordestinos correspondem a mais de 50% dos agricultores familiares do Brasil, porém essa porcentagem não é representada no acesso aos créditos disponibilizados pelo Pronaf. São agricultores que em sua maioria não dispõem de conhecimentos técnicos e acesso aos créditos de fomento do Estado. Um exemplo de como a balança não é equilibrada, é que o Rio Grande do Sul com 12% de produtores familiares acessa 50% do Pronaf.

A FAFER-PI está trabalhando agora o Pronaf Habitação que é direcionado à construção ou reforma de casas para agricultores familiares. “Só para a cidade de José de Freitas estamos com cerca de 200 famílias aguardando”, afirma o presidente da FAFER-Piauí.

A CONAFER e o fomento ao segmento agrofamiliar

A CONAFER segue desenvolvendo vários projetos com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e o empreendedorismo, beneficiando os produtores e partindo do princípio de dar as condições necessárias para a autonomia dos agricultores familiares, responsáveis por produzir 70% dos alimentos consumidos no Brasil.
Para isso, o nosso foco é desenvolver parcerias com instituições públicas e privadas para o fomento de todo o segmento.

A CONAFER é correspondente legal do Banco do Brasil em todo o país, podendo assim emitir Pronafs aos seus associados. Mas todas as instituições financeiras são muito bem-vindas nesta missão de desenvolver o segmento agrofamiliar. Por isso, a parceria com o Banco do Nordeste tem sido fundamental para atingir este objetivo. E o Piauí tem nos mostrado que novas alternativas também são necessárias para chegar à meta de levar crédito a todos os nossos associados.

Compartilhe via: