Nesta quarta-feira o Professor Indígena Alessandro Pataxó, representando a CONAFER, participou da celebração de formatura do FIEI (Formação Intercultural para Educadores Indígenas), que aconteceu na Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte.
O auditório da reitoria estava cheio para a cerimônia de licenciatura dos nossos parentes Pataxó, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Maxacali, Guarani e Xacriabá e a mesa havia sido composta pelo corpo docente da universidade. Durante a cerimônia, uma formanda Pataxó quebrou o protocolo e chamou Alessandro ao palco para dar uma palavra.
Antes de começar, ele fez um canto tradicional, pedindo a benção dos Encantados para aquela cerimônia. Logo em seguida fez uma belíssima homenagem aos anciãos, agradecendo aqueles que foram os grandes responsáveis pela sabedoria de seu povo ser mantida e multiplicada. Tururim, Epifanio, Zabelê, Palmiro, Valdir, todos presentes em nós!
Após o agradecimento ao corpo docente e colegiado, que Alessandro já fez parte, ele conta um pouco da CONAFER e do apoio que foi dado à luta e resistência Pataxó na Aldeia-Mãe em Barra Velha, na Bahia. Também fala da importância de se lutar em união, onde indígenas, quilombolas e camponeses possam caminhar lado a lado!
A formatura continuou de forma emocionante e cada estudante indígena que recebia seu diploma se somava à resistência simbólica da luta pelos povos originários no Brasil. Cada vez mais era possível sentir as palavras dos velhos anciãos, que eram um misto de profecia e esperança. “Vocês, jovens, são o futuro da aldeia.”
[sgdg path=”Pataxós/Formatura UFMG”]

Compartilhe via: