No próximo domingo a Zona Sul de São Paulo vai tremer com o #MaiorTerreiroDoMundo, o FESTIVAL PERCURSO 2018! Esse evento reúne centenas de empreendedores da Economia Solidária e agricultores familiares em uma das maiores feiras do gênero no país, onde os produtos da Economia Solidária podem ser expostos, comercializados e valorizados. Além disso, dezenas de atrações, artistas, shows, palestras, oficinas e atividades estarão rolando o dia inteiro! Se programa por aí e tenta prestigiar esse grande evento da Agência Solano Trindade e demais parceiros!

FESTIVAL PERCURSO 2018 – DE JARDIM A JARDIM
5a Edição
#omaiorterreirodomundo #agsolanotrindade #cdecultura #dejardimajardim
Praça do Campo Limpo – Zona Sul – SP
Domingo / 09.12
Boas-vindas no sábado / 08.12
Música, poesia, dança, teatro, reunião de povos, culturas, propósitos, encontros e negócios: o Percurso 2018 começa na tarde de sábado com um pré-festival e terá um domingo inteiro com mais de 40 atrações gratuitas para congregar a ancestralidade e a nova geração de visionários. Periferia e centro de braços dados. Sabedoria e inovação na mesma caminhada. Vamos nos aquilombar!
Saca só o tamanho do estouro do domingo!
SHOWS
Com apresentação de Baltazar Honório e Sarau Verso em Versos:
Rincon Sapiência, Xaxado Novo, Bia Ferreira, Abôrigens, De Jardim a Jardim e Curumim, Tião Carvalho, Mãe Beth de Oxum e Maracatu Nação de Kambinda
APRESENTAÇÕES
Slam das Minas SP, Graja Minas, Funk de Griffe e o Coral Guarani vão se apresentar na Tenda das Yabás, que presta homenagens às mulheres. Representantes da Velha Guarda das escolas de Samba de São Paulo, a sambista Raquel Tobias com Roberta Oliveira e o Bando de Lá estarão na Tenda Ajayô Samba do Monte, que celebrar seu aniversário de 10 anos no Percurso. Entre os MCs do Festival, estarão Baltazar Honório, que mais apresentou eventos na Praça do Campo Limpo, e os poetas do Sarau Verso em Versos. (Jaime Diko Lopes, Aline Anaya, James Lino, Isaac Andrade, entre outros)
MUITO AXÉ!
Vai ter capoeira, homenagem ao Mestre Môa e um grande encontro com mais de 20 mestras e mestres de povos de terreiro, lideranças da juventude camponesa, periférica, quilombolas e indígenas. A Tenda dos Povos vai celebrar a sabedoria e a tecnologia ancestral dos nossos diferentes geradores de cultura no Brasil. Será um encontro de transmissão de conhecimentos, de cura e da arte do bem viver em harmonia entre os homens e a natureza. O fortalecimento de nossas raízes é o combustível para a caminhada que segue com as novas gerações. Venha para #omaiorterreirodomundo
TENDAS, ATIVIDADES E ESPAÇOS TEMÁTICOS
A juventude, os pais, a melhor idade, as mulheres, os caras, as minas, as manas e manos, crianças e famílias inteiras serão contemplados com de atividades. Na programação da Tenda das Yabás haverá espetáculo de teatro, oficinas de artesanato, aulas de Tai Chi Chuan e dança materna, pintura de mandalas e até apresentação de dança de folclore chinês! Ao longo de todo o dia, mesa para jogar de futebol de botão e de massagem estarão disponíveis.
GASTRONOMIA
Comida é fonte de vida! Uma programação completa foi dedicada à cultura alimentar. Além das tradicionais tendas de comida variada de quituteiros de mão-cheia (de acarajé, cervejas artesanais, pasteis vegetarianos, sanduíche de pernil a sorvetes gourmet), haverá a Feira Campo & Perifa, de venda de produtos orgânicos direto dos produtores e interação com o público sobre a importância da relação respeitosa e sustentável do ser humano com a natureza.
Como se não bastasse, chefs famosos da quebrada e do centro de São Paulo estarão juntos preparando pratos e trocando ideias sobre a democratização do ato de comer bem. A atividade vai ocorrer na Tenda Alimentando Pontes, que também contará com a chef Bel Coelho, do Clandestino; Chef Tia Nice, da Cozinha Criativa da Agência Solano Trindade; o sacerdote do Candomblé Mestre Aderbal Ashogun; Chef Luciano Nardelli, da Carlos Pizza; Chef Edson Leite, do Gastronomia Periférica e a Chef Laila Mengarda, da Cozinha Reconectiva. Teremos ainda a participação especial da ativista indiana Vandana Shiva, reconhecida mundialmente pela defesa da biodiversidade, conhecimento indígena e agricultura familiar.
EMPREENDEDORISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA É COISA NOSSA!
A famosa feira da Agência Solano Trindade com novidades da moda, acessórios, artesanatos, produtos para decoração e, entre tantos outros, vai mostrar a força e a criatividade dos empreendedores da quebrada. É oportunidade perfeita para fazer compras de Natal e fortalecer a economia local. O espaço ganhou o nome de Feira Paul Singer em homenagem ao professor que dedicou a vida à economia solidária.
PRÉ-FESTIVAL / Sábado – 08.12 /
Perifa Talks a partir das 10h
Espaço Red Bull Amaphiko, dentro do Espaço Cita (Cantinho Integração de Todas as Artes)
Relatos inspiradores de pessoas extraordinárias farão parte da roda de diálogos Perifa Talks que trazem a filosofia e os fundamentos que regem o Festival Percurso à Praça do Campo. O mosaico de narrativas de vida, obra ou trajetória empreendedora terá entre os temas projetos de negócios, alimentação saudável, saúde mental, uso de ervas medicinais, empreendedorismo negro, protagonismo feminino, hip hop etc.
Com a presença de:
– Adriana Barbosa, do Instituto Feira Preta
– Elânia Lima, psicóloga do Coletiva Roda Terapêutica das Pretas
– Nayra Lays, MC e compositora
– Mestre Aderbal Ashogun, da Rede Afro Ambiental
– Wellington Neri , “Tim”, do Coletivo Imargem, do Grajaú
– Romária Sampaio, assistente social em Parelheiros
– Franz Thomas, do coletivo Navegando nas Artes
– Henrique Castan, empreendedor social da rede Nutriens
– Camila Ribeiro, da rede Em Movimento
– Rafuagi, Casa de Hip Hop de Esteio

 

Compartilhe via: