FONTE: Época Negócios
Parceria da Singapore Airlines com a AeroFarms permite que verduras cheguem aos passageiros poucas horas após a colheita nos EUA
A companhia aérea Singapore Airlines quer ganhar os passageiros “pela boca”. A empresa anunciou uma parceria com a AeroFarms — startup de agricultura vertical norte-americana — para comprar verduras em sua fazenda urbana que fica próxima ao aeroporto de Nova York (EUA) e, assim, oferecer pratos com alimentos frescos aos clientes à bordo.
Na sede da AeroFarms em Nova Jersey (EUA), uma variedade de verduras é cultivada apenas com luz, nutrientes e oxigênio — não há luz solar ou terra para plantação. As plantas são amanhadas sob uma camada de pano suspensa em uma câmara do tamanho de uma pequena banheira, onde os nutrientes são bombeados. Também são expostas à iluminação por LED, cuja cor é personalizada de acordo com as espécies.
Segundo a startup, o processo agrícola vertical utiliza 95% menos água do que o método tradicional e dispensa a aplicação de pesticidas ou outros produtos químicos similares. E a plantas crescem de 12 a 14 dias — metade do tempo demandado pela agricultura tradicional ao ar livre.
A proximidade da AeroFarms com o Aeroporto Internacional Newark Liberty, que serve a área metropolitana de Nova York, indica que as verduras cultivadas na startup podem chegar aos passageiros da Singapore Airlines poucas horas após a colheita, permitindo refeições mais frescas e saborosas — como pratos com salada verde e ceviche com tomates.
Para a Singapore Airlines, a parceria com a AeroFarms é uma forma de se diferenciar no concorrido mercado de aviação. “A comida é uma área em que podemos nos destacar”, diz James Boyd, vice-presidente da Singapore Airlines. A companhia aérea espera oferecer os primeiros alimentos cultivados pela AeroFarm até setembro deste ano.
A Confederação da Agricultura Familiar