FONTE: Consumidor Moderno
Segundo pesquisa da Universidade de Washington, a produção orgânica pode ser rentável e melhorar as condições ambientais e dos trabalhadores rurais
Você já deve ter ouvido falar de agricultura orgânica e produção sustentável. Um estudo da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, apontou que essa modalidade de agricultura pode ser usada para alimentar toda a população mundial de maneira eficiente.
A proposta do estudo foi examinar a eficiência da agricultura ecológica baseada na sustentabilidade: econômica, social e ambiental. A produção orgânica pode ser rentável e melhorar as condições ambientais e dos trabalhadores rurais.
A solução para agricultura seria misturar métodos orgânicos com tecnologias modernas usadas nos plantios tradicionais, como rotação de culturas, gestão natural de pragas, diversificação agrícola e pecuária, melhoras na condição do solo com compostagem, adubação verde e animais.
Os pesquisadores responsáveis pelo levantamento, John Regalnold e Jonathan Wather, garantem que a agricultura orgânica é capaz de satisfazer todas as necessidades alimentares do mundo. Em termos econômicos, no entanto, o estudo deixa claro que, apesar de ser rentável, o cultivo orgânico proporciona lucros menores do que os tradicionais.
O relatório ainda mostrou que os orgânicos não são apenas suficientemente produtivos para cumprir essa tarefa, mas também rentáveis. De acordo com o estudo, eles ainda melhoram as condições ambientais e a qualidade de vida dos trabalhadores rurais.
Legislação
O alimento orgânico deve ser certificado pelo Ministério da Agricultura de acordo com a Lei 10.831. Ela estabelece que o conceito de sistema orgânico de produção agropecuária e industrial abrange os denominados: ecológico, biodinâmico, natural, regenerativo, biológico, agroecológicos, permacultura e outros.
Além do não uso de agrotóxico e fertilizantes químicos, envolve a preservação da diversidade biológica dos ecossistemas naturais, uso saudável do solo, da água, do ar e redução de contaminação destes elementos e outras exigências.