A diretora do ERA nas Escolas, Kriscia Jheniffer, costuma dizer que “ao ensinar as crianças a olharem para os ciclos da natureza, plantarem uma muda ou visitarem a nascente de um rio, exercita-se a defesa do meio ambiente desde a mais tenra idade. Uma criança que aprende, desde cedo, que ela é parte da natureza e não proprietária dela, terá uma relação muito mais sustentável com o meio ambiente”. Kriscia e a diretoria do ERA estiveram na tarde de ontem, 12 de abril, na cidade de Planaltina, a mais antiga do Distrito Federal, levando educação ambiental com a missão de desenvolver nas crianças o respeito ecológico e a participação no cuidado com o meio ambiente, tornando-as verdadeiras inspetoras ecológicas. Os pequenos cidadãos também aprenderam sobre agricultura familiar e o método do plantio agroecológico, fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento pessoal de todos
Depois de visitar os Centros de Educação Infantil no Distrito Federal, o Era nas Escolas inicia um novo ciclo do projeto que vem chamando atenção de diversos governos estaduais em todo o país. A Diretoria do ERA nas Escolas, comandada por Kriscia Jheniffer Ribeiro, iniciou um novo calendário de ações que devem se intensificar a partir de agora nas escolas do Distrito Federal. O projeto tem a missão de desenvolver nas crianças o respeito ecológico e a participação no cuidado com o meio ambiente, tornando-as verdadeiras inspetoras ecológicas. Recentemente, foram realizadas ações no Centro de Educação Infantil de Santa Maria e no Centro de Educação Infantil de São Sebastião, cidades satélites do Distrito Federal.
Bruna Beatriz, nutricionista da creche Jatobá, falou com a Secom sobre o ERA e o trabalho de consciência ambiental com das crianças: “o contato que eles a partir de agora terão com a natureza, com a terra, essa importância deles entenderem de onde vem esses alimentos e como chega até à mesa deles, e principalmente, também a importância dos alimentos orgânicos que para eles e para nós, eu acho que é o principal benefício de tudo isso. E a valorização do agricultor familiar, da agricultura familiar, para eles também compreenderem a importância desse trabalho. É a conscientização que eles vão ter também, a partir de agora, de que esses alimentos são importantes, que eles precisam desses alimentos, esses nutrientes para eles serem mais saudáveis, para a importância também do que eles veem ali na hora do almoço, na saladinha deles, todo dia tem o tomate, alface, então eles vão saber de onde vem e a importância mesmo de cuidar, de vir aqui.”
No centro da foto (com máscara), Bruna Beatriz, nutricionista da creche Jatobá, falou da importância das crianças entenderem de onde vem os alimentos e como chega até à mesa deles
A metodologia utilizada no Era nas Escolas contempla diálogos informais e educativos, brincadeiras lúdicas e coletivas, vídeos, coletas de dados, confecções de materiais por meio de sucatas recicláveis e retornáveis, cultivo de hortas, incluindo-se o ensino das cadeias produtivas e como os alimentos podem ser utilizados no preparo das refeições na escola, o que é fundamental neste processo. Walter Dantas, técnico agrícola e instrutor do ERA nas Escolas, falou das atividades da tarde na creche Jatobá: “a gente acabou de executar a limpeza aqui dos canteiros, a terra estava muito dura, muito compactada, então isso atrapalha ao fazer a medida das culturas. A gente está executando aqui agora o coveamento da onde vão ser instaladas as mudas, respeitando o espaçamento entre plantas, espaçamento entre fileiras. Estamos trazendo as crianças aqui para estar executando o plantio juntamente com elas”.
A diretora do ERA nas Escolas, Kriscia Jheniffer, e Walter Dantas, técnico agrícola e instrutor do ERA, em ação na creche Jatobá
O Era nas Escolas desenvolve com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água, queimadas, desmatamentos, extinção dos animais e poluição, sensibilizando-as sobre a importância da preservação dos ecossistemas e meio ambiente. Aplicar o cultivo de uma horta na escola promove a consciência socioambiental nas crianças. Conhecer as cadeias produtivas e como os alimentos podem ser utilizados no preparo das refeições na escola, é fundamental neste processo. A diretora Kriscia Jheniffer, finalizou falando da importância de estar na Jatobá: “hoje a diretoria está aqui na Creche Jatobá de Planaltina. A gente está agora preparando todo o canteiro, um espaço onde a gente vai fazer o plantio, o cultivo da horta pedagógica e atenderemos hoje crianças de quatro a cinco anos. Estaremos trabalhando a conscientização no meio ambiente e a importância da alimentação saudável da agricultura familiar no nosso país”.