O melhor alimento é a solidariedade. O melhor gesto é dar uma oportunidade. E o melhor sorriso vem da felicidade. Mas é na materialização destes substantivos que percebemos o real valor do comprometimento de uma entidade com a sociedade. Por isso, as ações de responsabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG) representam para a CONAFER muito mais do que uma sigla da moderna gestão empresarial. Produzir solidariedade, oportunidades e felicidade é uma vocação da Confederação, que leva programas e serviços aos associados, mas também promove projetos sociais que se espalham pelo país, em aldeias indígenas, comunidades tradicionais e nas periferias das grandes cidades. Um exemplo é a distribuição de marmitas em Brasília. A ideia que começou com alguns colaboradores da Diretoria de Ação Social e Inclusão da CONAFER, ganhou força e agora é ação permanente. Nesta semana, dia 24, crianças e adultos em situação de rua ganharam cortes de cabelo na capital federal. Um dia depois, foi a vez dos cães de rua terem momentos de alegria com uma farta distribuição de ração. A CONAFER todos os meses cumpre uma agenda extensa, de Norte a Sul do Brasil, levando assistência material, orientação aos parentes indígenas e povos tradicionais, exames de saúde nas comunidades, reforço escolar para crianças carentes, educação ambiental com replantio de mudas, atividades com idosos e ações em datas especiais
A Confederação atua na prática em favor dos mais carentes, em todas as regiões do país, sempre na defesa dos direitos constitucionais destas populações: alimentação, educação, saúde e a dignidade humana, comprovando sua grande responsabilidade social. No último Natal, a CONAFER distribuiu mais de 100 mil brinquedos para comunidades carentes em todo o país, alcançando indígenas, assentamentos, agricultores ribeirinhos, quilombolas, creches, orfanatos e grupos em situação de vulnerabilidade. A ação solidária ultrapassou fronteiras, chegando no Paraguai, Quênia, Ruanda, Uganda e Madagascar.
Simultaneamente, a Carreta Solidária, carregada com alimentos, água, roupas, eletrodomésticos e brinquedos, partiu de Brasília em uma jornada de apoio aos povos Xokleng, Guarani e Kaingang no Sul do Brasil, vítimas das enchentes.
Para oferecer no ano passado, um Natal melhor aos povos Xokleng, Guarani e Kaingang no Sul do país, a CONAFER criou a Carreta Solidária, que saiu de Brasília carregada de alimentos, água, roupas, eletrodomésticos, móveis e muitos brinquedos para alegria das crianças indígenas e suas famílias
Neste ano, a solidariedade só aumentou. Em janeiro, a Diretoria de Ação Social e Inclusão da CONAFER reiniciou a entrega de marmitas para pessoas vulneráveis de Brasília. No último dia 23, por exemplo, foram entregues 100 almoços para pessoas em situação de rua. Esta é uma ação semanal a partir de agora. Mesmo com muitos programas e serviços diários voltados aos seus associados, combater a fome é uma questão de urgência para a Confederação.
Nesta semana, dia 25, foi a vez dos cães de rua terem momentos de alegria com uma farta distribuição de ração
Outro trabalho importante ocorreu neste dia 25, em comemoração ao Dia do Aposentado, quando a CONAFER realizou uma ação de interação emocionante com as mulheres do Lar Canaã, uma instituição de longa permanência para idosos localizada na região rural de Brasília, no Lago Oeste.
No Canaã, uma equipe do +Previdência e da Secretaria Geral da Confederação, dedicou toda a manhã para proporcionar cuidados especiais para as 18 senhoras que residem no lar, realizando serviços de manicure, cabelo e cuidados com a pele, oferecendo momentos de carinho e atenção às mulheres que dedicaram uma vida ao trabalho. Foi uma experiência enriquecedora, repleta de sorrisos e gratidão.
A Diretoria de Ação Social e Inclusão, juntamente com a Secretaria Nacional Indígena, assessores da Presidência, os colaboradores do +Previdência Brasil e da Secretaria Geral, e demais secretarias envolvidas em ações pontuais, continuarão percorrendo o país, do Oiapoque ao Chuí, em atividades e visitas aos territórios indígenas e populações vulneráveis, com foco no cumprimento da tarefa de atuar em favor de quem mais precisa da nossa solidariedade e responsabilidade social.