No coração da Aldeia Jaguapiru, em Dourados-MS, mais uma escola indígena recebe em mãos os livros do projeto MEL – Mais Educação Livre. Sob a orientação da professora Jaqueline, os alunos Guarani Kaiowá estão imersos em um novo material didático, fruto do histórico 1º Encontro Nacional de Professores Indígenas. Neste encontro realizado no final do último ano, na Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro-BA, representantes de 54 etnias de todo o Brasil compartilharam suas experiências e uniram seus saberes na produção de um valioso recurso pedagógico: o livro “Sequências Didáticas de Professores Indígenas”.
O 1º Encontro Nacional de Professores Indígenas foi uma jornada inovadora e inspiradora. Reunindo docentes de diversas etnias, o evento foi idealizado e organizado pela CONAFER, proporcionando uma plataforma única para o intercâmbio de experiências e práticas educacionais. Durante uma semana intensa na Reserva da Jaqueira, os participantes não apenas compartilharam seus métodos de ensino, mas também discutiram a importância da revitalização da educação indígena, baseada nos valores culturais e na língua nativa de cada povo.
Um dos resultados mais significativos do encontro foi a criação das Sequências Didáticas de Professores Indígenas. Este material, elaborado colaborativamente pelas 54 etnias presentes, representa um marco na história da educação dos povos originários do Brasil. Com atividades diversificadas, voltadas para o fortalecimento da identidade cultural e o desenvolvimento cognitivo, o livro de sequências didáticas é uma ferramenta fundamental para os professores indígenas, permitindo-lhes ensinar de forma contextualizada e relevante para suas comunidades.
Na Aldeia Jaguapiru, o impacto do material didático é visível. Sob a liderança da professora Jaqueline, os alunos estão imersos em atividades que valorizam sua cultura, história e língua materna. Graças ao apoio do projeto MEL – Mais Educação Livre, coordenado por Gildinai Gomes, o material está sendo entregue pessoalmente nas aldeias e integrado ao reforço escolar, fortalecendo o bilinguismo e a autonomia educacional das comunidades indígenas.
O legado do 1º Encontro Nacional de Professores Indígenas transcende as fronteiras da sala de aula. É um testemunho poderoso do compromisso contínuo com a preservação da identidade cultural e o fortalecimento da educação indígena no Brasil. Nas palavras de Gildinai Gomes, ”este trabalho é uma ferramenta para capacitar e promover a autonomia das nações indígenas. Que as Sequências Didáticas de Professores Indígenas continuem a inspirar e capacitar os educadores e estudantes das aldeias brasileiras, construindo um futuro de conhecimento e respeito pelas ricas tradições dos povos originários”.