Na última semana, a CONAFER e o Ministério das Comunicações tiveram um encontro que representa um passo significativo na luta pela redução das desigualdades sociais em nosso país. A CONAFER apresentou o seu programa inovador de inclusão digital, o Polo de Empreendedorismo para Comunidades. A iniciativa quer fomentar o empreendedorismo nas áreas rurais, promovendo o acesso à tecnologia e informação para comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, pescadores, ribeirinhos e povos tradicionais.
Na foto, o vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes, apresenta o projeto do Polo de Empreendedorismo para Comunidades ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho
Participaram da apresentação pela CONAFER, o vice-presidente Tiago Lopes, a coordenadora Verbena Melo, o diretor Melk Saturnino, a diretora Rafaela Cruz, além dos assessores Caio Felipe, Ingrid Mutinelli e Evori Gralha. Pelo Ministério das Comunicações, o ministro Juscelino Filho, a chefe de Gabinete Rafaela Calado, o secretário Nacional de Telecomunicações, Hermano Barros e o coordenador Geral de Inclusão Digital, Gustavo André Fernandes Lima. Após um aprofundamento no tema e na proposta do Polo de Empreendedorismo para Comunidades, foram discutidas as próximas etapas de uma possível parceria. A inclusão digital é um instrumento essencial para o desenvolvimento econômico e social, e por meio dela, podemos proporcionar oportunidades para todos, apoiando desta forma, a permanência no campo, evitando o êxodo rural, gerando renda aos agricultores familiares, independentemente de sua localização geográfica ou a comunidade a que pertencem. O Ministério das Comunicações foi muito receptivo com o programa, criando a oportunidade de avançar na proposta, e junto com a CONAFER oferecer um futuro mais justo e próspero para todas as comunidades tradicionais e agricultores familiares do Brasil.