Na tarde de ontem, 20 de junho, uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Sergipe, concedeu o Título de Cidadania Sergipana ao presidente da CONAFER, Carlos Lopes, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela Confederação ao povo sergipano. O autor da propositura foi o deputado Jeferson Andrade, e o presidente da Alese, o deputado Luiz Fonseca, conduziu os trabalhos da sessão de homenagem. Carlos Lopes, em sua fala lembrou da inspiração do povo sergipano no início da CONAFER, “em 2011, estava eu nesse estado, sendo acolhido, sendo reconhecido e sendo encorajado, pois aqui é quando a CONAFER se inicia. Os primeiros trabalhos de organização sindical e de base. Sergipe eu vou chamar de mãe e a população vou chamar de família”

Em seu discurso de abertura, o presidente da Alese, deputado Luiz Fonseca, lembrou que o presidente Carlos Lopes “é um grande promotor do desenvolvimento sustentável, dirigindo a CONAFER na trilha da implementação dos programas de fomento, fomento e da inovação tecnológica voltados para a agricultura familiar. Hoje é um dia de grande celebração para esta Casa Legislativa, pois temos a honra de conceder o título de cidadania sergipana ao ilustre Carlos Roberto Ferreira Lopes, um reconhecimento mais do que merecido pela sua significativa contribuição ao nosso estado de Sergipe.” 

Presidente da Alese, deputado Luiz Fonseca, fez o discurso de homenagem ao presidente Carlos Lopes

Na sequência, o deputado Luiz Fonseca falou sobre o presidente Carlos Lopes: “nasceu em Governador Valadares, Minas Gerais, e ao longo dos anos construiu uma trajetória exemplar. Formado em Direito pela Universidade Fibra, em Anápolis e em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília, não apenas se destacou academicamente, mas também dedicou sua vida ao setor agrofamiliar e ao empreendedorismo rural. Desde 2011, Carlos Lopes é presidente da CONAFER, a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, onde tem desempenhado um papel crucial na defesa e no desenvolvimento deste importante segmento econômico sob sua liderança”.

O autor da propositura, deputado Jeferson Andrade, entrega a placa de Cidadão Sergipano ao presidente Carlos Lopes

Por meio de programas de fomento e projetos de inovação tecnológica voltados aos seus associados nos 27 estados brasileiros, como o +Previdência Brasil, Mais Vida Brasil, +Pecuária Brasil, ERA e outros, a CONAFER vem cumprindo importante agenda para o setor agrofamiliar, sempre com o objetivo de levar apoio técnico, crédito para a produção, assessoria jurídica, além de ações de saúde e educação no campo. 

No Sergipe, a CONAFER já realizou em 30 municípios mais de mil inseminações com mais de 500 bezerros nascidos, por meio do maior programa de melhoramento genético do país, o +Pecuária Brasil 

O sucesso do +Pecuária Brasil fez surgir o +Genética no Sertão, projeto do semiárido nordestino, que leva melhoramento genético sem custos para os pequenos produtores de ovinos e caprinos, já está também nas 75 cidades de Sergipe, cujo rebanho tem 150 mil ovinos e 70 mil caprinos. Assim, com ações e programas, os pequenos produtores sergipanos têm a oportunidade de aumentar a produção e a renda de suas famílias, os municípios e o estado têm vantagens socioeconômicas, todos com o apoio e a parceria da CONAFER. 

O presidente Carlos Lopes discursa na tribuna da Alese ao receber o Título de Cidadania Sergipana

Em sua fala, o presidente Carlos Lopes, afirmou que receber o Título de Cidadania Sergipana “é mais do que gratificante, é resultado de vida. Apesar de ter 43 anos de idade, aqui em 2011, eu estava  nesse estado sendo acolhido, sendo reconhecido e sendo encorajado, pois aqui é quando a CONAFER se inicia. Os seus primeiros trabalhos de organização sindical e de base. Sergipe eu vou chamar de mãe e a população vou chamar de família. Vivi por um ano e no sertão aprendi o que é lealdade, aprendi o que era compromisso, aprendi o que era engajamento. Aqui na capital, aprendi o que era a oportunidade. Porque aqui começa a se desenhar uma Confederação que tinha como propósito trabalhar, servir, realizar, entregar, e ser hoje reconhecido como cidadão sergipano. Aqui aprendi a ser sertanejo. Aqui aprendi a ser homem de bem, trabalhador, aqui a coisa começa cedo e é muito prazeroso falar disso, porque hoje aqui, além de trabalhar em conjunto com a Secretaria de Agricultura do Estado, nós trabalhamos com mais de 40, 50 municípios do estado.”

Na sequência, Carlos Lopes enumerou as ações da CONAFER no Sergipe, e disse “trazer de volta para Sergipe aquilo que Sergipe me deu, esperança, trazendo de volta para Sergipe aquilo que Sergipe me deu, compromisso. Trouxemos para esse estado-mãe, o resultado de todo acolhimento que nós tivemos aqui na década que passamos. Nós trouxemos resultado econômico para o sertanejo, o melhoramento genético da pecuária, isso é resposta porque esse trabalho se dá porque vocês, lideranças, autoridades, políticos, homens e mulheres desses estados, nos faz crente e feliz. Sergipe é um estado de resultados. O povo sergipano é um povo de resultado. Tanto é que a Bahia vem descansar aqui. Eu acho isso fantástico de tão bonito, tão bonito Aracaju, que um estado tão belo como a Bahia ainda tem condição de se encantar.”

E seguiu falando do seu encanto por Sergipe, “aqui em Aracaju o mesmo aconteceu com esse mineiro aqui. Me encantei com essa proatividade, coragem desse povo sertanejo. Hoje aqui posso declarar que existe mais de 500 bezerros melhorados no estado de Sergipe, produzidos por esse trabalho de união entre a CONAFER e o estado de Sergipe. Esse bezerro novo, essa bezerra nova, vai gerar uma nova economia, uma mãe que fazia 7 litros, essa bezerra fará 30. O bezerro de corte que substitui o que dava 100 quilos no abate, esse dá 200. Isso é geração de emprego. Nosso Brasil é sertanejo como nós. Sergipe também é sertanejo”.

Carlos Lopes e o vice-presidente, Tiago Lopes, no momento do recebimento da homenagem

Ao final, Carlos Lopes, falou de sua experiência com o povo sergipano, “estar aqui nesta tribuna, para mim, é o maior voto de humildade e coragem de um Estado reconhecer que pessoas que aqui passaram se transformaram iguais, iguais na vontade, iguais na coragem e no compromisso de transformar a vida daqueles que são responsáveis. Aqui conheci comunidades quilombolas, comunidades de assentados, comunidades indígenas, meu povo, meu povo original desse país, sem eles não há Brasil. Sem falar do originário, não há futuro. “Sergipe será sempre o estado mais polivalente do nosso coração, porque aqui viemos para engajar a produção. Dinheiro novo, respeito. A gente pode falar com sotaque sim, porém, se o Brasil é Brasil, é porque o Brasil é nordestino. Eu não conheço o Brasil de estrangeiro, eu não conheço. Eu conheço o Brasil desse povo que aqui me faz presente. Em nome disso, eu gostaria de um viva ao Brasil, um viva ao Nordeste e um viva a Sergipe. Muito obrigado a todos. Que Deus nos abençoe sempre, porque vocês têm mais do que um sergipano, vocês tem mais um com vocês aqui. Muito obrigado”, finalizou o homenageado presidente da CONAFER.

Assista o vídeo completo da entrega do Título de Cidadania Sergipana:

Compartilhe via: