O objetivo combater os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti.
O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, ganhou um reforço na cidade de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. O município agora com um drone que mostra os locais que estão servindo de criadouro para o mosquito.
O monitoramento está sendo feito em todos os bairros da área urbana, a cidade foi dividida em quatro partes e a cada dia uma delas recebe a ação. O drone é levado aos bairros e do alto vai mostrando imagens das residências, quando encontra um local com água parada ele pousa nestes focos, realiza uma varredura e logo após ele faz eliminação das larvas. Isso é possível porque o equipamento carrega insumos para pulverizar os criadouros.
Segundo a prefeitura do município, já foram identificados e eliminados, até a quarta-feira (05), quase 800 focos do mosquito da dengue.
O projeto, que recebeu o nome de Projeto Albatroz’, é uma parceria da Prefeitura de Pesqueira, a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil.
De janeiro de 2024 até o dia 1 de junho Pesqueira não contabilizou nenhum caso confirmado de dengue, zika ou chikungunya, apenas foram registrados 170 casos prováveis de dengue e 5 de chikungunya . O município também não confirmou nenhum registro de morte que tenha sido causada por estas arboviroses este ano.