No dia 26 de janeiro, na Praça do Paranoá, na Feira do Agricultor Familiar e do Artesanato, teremos o início de um trabalho conjunto entre a CONAFER e a SFA, a Superintendência de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, com ações voltadas às comunidades brasilienses. Um evento-teste foi realizado na manhã desta sexta-feira, 17 de fevereiro, em Sobradinho, na Associação Ecoagrovila Renascer. As equipes da FAFER-DF/GO, presidida por Tiago Lopes, e do +Previdência Brasil da CONAFER, realizaram atendimentos e testaram os equipamentos, como gerador, computadores, impressoras, além dos protocolos para a operação do sistema, tudo dentro do ônibus especialmente adaptado para receber os públicos das comunidades. O resultado foi comemorado por todos que aprovaram a estrutura e a oportunidade de levar políticas públicas aos nossos agrofamiliares do Distrito Federal
A inauguração do sistema vai ocorrer na Feira do Agricultor Familiar e do Artesanato que a CONAFER está promovendo junto com a SFA, no evento Arte na Praça do Paranoá. Esta parceria vai ampliar e melhorar o serviço público prestado às comunidade anda muito sucateado das áreas rurais do DF, onde as pessoas tem mais dificuldade de acesso ao transporte público da capital federal.
No dia a dia, o trabalhador precisa levantar cedo para ir ao trabalho, e não tem o tempo necessário para ir aos órgãos públicos e buscar seus benefícios e direitos de cidadão. Pegar uma fila, pegar uma senha e ter que voltar depois para o retorno, isso dificulta a vida do agricultor. Então, este ônibus vai passar uma semana em cada comunidade resolvendo os problemas de documentação e acesso ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, o CAF, carteira de trabalho, identidade, aposentadoria rural, salário-maternidade, enfim, às políticas públicas e seus benefícios.
O ônibus vai passar uma semana em cada comunidade resolvendo os problemas de documentação e acesso ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, o CAF, carteira de trabalho, identidade, aposentadoria rural, salário-maternidade e outros benefícios.
Da esquerda para a direita, Ana Júlia do sindicato SAFER do DF, Simone Alves, assessora da vice-presidência da FAFER, Rita de Cássia, assessora da FAFER DF/GO e a diretora do +Previdência Brasil da CONAFER, Rafaela Cruz
A presença do sistema itinerante promete um impacto direto na vida das comunidades rurais, facilitando o acesso à documentação e aos benefícios que muitas vezes ficam fora do alcance por falta de estrutura e tempo. Com esta iniciativa, a CONAFER e a SFA reforçam o compromisso de atender às demandas das populações mais vulneráveis, proporcionando dignidade e acesso à cidadania. O evento de inauguração será uma oportunidade para conhecer de perto o projeto e celebrar o avanço na inclusão social e produtiva das comunidades rurais do DF.