Amanhã tem início a próxima etapa da formação dos emissores do CAF 3.0, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar que dá acesso a mais de 20 políticas públicas, além das inovações da atualização do sistema. Uma live marcada para as 10h no canal do MDA no YouTube, vai apresentar o módulo 2, que abordará o treinamento prático no CAF 3.0, mostrando os processos em detalhes e orientando os participantes sobre a emissão e o acesso ao sistema de testes. Já no próximo dia 27 de janeiro, será publicado o sistema de treinamento CAF 3.0, com sessões síncronas que acontecerão até 10 de março. No dia 29 de janeiro, haverá um treinamento com perguntas e respostas, e no dia 5 de fevereiro será realizada uma live com orientações para a semana de testes do novo sistema. Acompanhe no link abaixo a live de amanhã e saiba tudo sobre o CAF 3.0: https://www.youtube.com/watch?v=mo2WiprHyqg
O CAF, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar (cooperativas agropecuárias e associações rurais). A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. Para realizar a inscrição no CAF, o requerente deverá buscar uma entidade integrante da Rede CAF, pois somente os agentes cadastradores da Rede CAF terão acesso ao sistema.
No último dia 17 de janeiro, o MDA, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) realizou uma live para o lançamento do cronograma do novo sistema CAF 3.0. A transmissão apresentou a trajetória e conceitos do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que possibilita acesso a mais de 20 políticas públicas, além das inovações da atualização do sistema, previsto para ser lançado em março de 2024. Também foi realizada uma formação dos agentes emissores que atuarão no novo sistema.
Com a chegada do CAF 3.0, o sistema promete simplificar ainda mais o cadastro, integrar dados e garantir um acesso mais eficiente a diversas políticas públicas.
O CAF 3.0 vai integrar as unidades familiares às políticas públicas, ampliando o escopo para além da concessão de crédito, com olhar para um conjunto mais diversificado de programas e iniciativas voltados ao fortalecimento da agricultura familiar
Em 2024, o CAF apresentou resultados robustos, com 3.073.324 unidades familiares com o Cadastro ou DAP ativos, além de um aumento substancial de 460% na média mensal de emissões do CAF entre 2022 e 2024. São 6.690 entidades emissoras e mais de 20 mil técnicos emissores em todo o Brasil, realizando até 13 mil atendimentos, entre atualizações e cadastros, diariamente. O novo sistema CAF 3.0 trará ainda mais agilidade, segurança e facilidade para os cadastros, além de melhorias no desempenho e usabilidade, para a crescente demanda.
Destaques do CAF 3.0
Uma série de inovações vão transformar o processo de registro das unidades familiares e suas associações. Entre as novidades, destacam-se: fim da etapa de triagem; fim do CAF Pronaf; CAF automático para Reforma Agrária; integração com registros de terras do INCRA; integração com registros de renda; 5 anos de validade para região norte e 3 anos para as demais regiões); marcação de agroecologia para os produtos; identificação dos 28 segmentos dos Povos e Comunidades Tradicionais, conforme decreto 8.750.
A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar
A transmissão da live do dia 17 último, apresentou o primeiro módulo de formação para agentes emissores a partir do novo sistema, abordando conceitos fundamentais do CAF 3.0, orientando os profissionais que serão responsáveis pela emissão e gerenciamento dos cadastros e apresentando datas de novas sessões de treinamento síncrono entre janeiro e março, com foco prático no uso do sistema e em protocolos de testes. A expectativa é que o sistema entre em operação após ajustes finais em fevereiro, marcando um novo capítulo na gestão do CAF.
A substituição da DAP pelo CAF
A transição da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para o CAF teve início em meados de 2023, transformando o cadastro no principal instrumento de identificação e habilitação dos agricultores familiares e suas organizações para o acesso às políticas públicas. A mudança refletiu uma evolução na forma de reconhecer e integrar as unidades familiares às políticas públicas, ampliando o escopo para além da concessão de crédito, com olhar para um conjunto mais diversificado de programas e iniciativas voltados ao fortalecimento da agricultura familiar. Para além do acesso aos programas do governo, o cadastro é essencial para mapear as necessidades das famílias, identificar características produtivas e garantir que políticas públicas sejam implementadas de forma mais eficiente e inclusiva, beneficiando milhões de agricultores e comunidades tradicionais em todo o Brasil.