Entre os dias 17 e 20 de fevereiro de 2025, uma equipe da Secretaria de Políticas para Monitoramento e Segurança no Campo, comandada pelo secretário Geovanio Katukina, aplicou mais um curso de formação de brigadistas e vigilantes no programa de Formação nos Territórios. Desta vez, na Aldeia Pukanu, do povo Kanela, no município de Luciara, no Mato Grosso. A ação contou com a parceria da Associação APKAAP, e capacitou 18 brigadistas, sendo 16 titulares e dois suplentes, além de 25 vigilantes, com 20 titulares e cinco suplentes. Os novos guardiões aprenderam técnicas de monitoramento, utilização dos equipamentos nos trabalhos de vigilância e de combate a incêndios florestais. A capacitação contou com a participação de indígenas da etnia Kanela, das aldeias Pukanu, Bom Jesus e Porto Velho, além de dois indígenas do povo Xerente, todos do Araguaia
O programa de Formação nos Territórios capacita os indígenas para desenvolver o trabalho de monitoramento e prevenção de ações ilegais dentro dos territórios filiados à CONAFER. O curso ensina sobre legislação ambiental e comportamento do fogo, com treinamento prático em prevenção e combate a incêndios florestais, bem como atividades de vigilância e monitoramento utilizando tecnologias com o aplicativo Hãmugãy.

O presidente da APKAAP, Wajatom Kanela, agradeceu à CONAFER pela formação dos guardiões das comunidades indígenas do Araguaia
Wajatom Kanela, presidente da APKAAP, Associação Indígena do Povo Kanela do Araguaia Aldeia Pukanu, expressou sua gratidão ao presidente Carlos Lopes, ao secretário de Monitoramento, Geovanio Katukina, à diretora dos Povos Indígenas, Arariquele Cardoso, e aos professores Carlos Augusto, Gustavo e Traio, os instrutores do curso, enfatizando a importância de parcerias com instituições que têm auxiliado os povos indígenas.

Da esquerda para direita Carlos Augusto, o instrutor de brigada Traiú Mehinaco e o instrutor Gustavo Sena
Na aldeia Pukanu residem mais de 100 indígenas, fazendo parte de um território que também inclui outras quatro comunidades indígenas. Com a formação dos guardiões ambientais, a expectativa é garantir uma proteção ainda mais eficaz de toda a área, tanto na fiscalização quanto na prevenção de incêndios e na preservação dos recursos naturais essenciais para a cultura e a subsistência das comunidades.

O cacique Cwyn da aldeia Pukanu (com uniforme laranja de brigadista) também agradeceu ao presidente Carlos Lopes e a todos os envolvidos, destacando a importância de parcerias com instituições que têm auxiliado os povos indígenas
Wajatom Kanela, presidente da APKAAP, afirmou ainda que “o curso representa um grande avanço para o povo Kanela do Araguaia. Agora, temos mais ferramentas para proteger nosso território, evitar queimadas e preservar nossas frutas, materiais para artesanato e os matos sagrados onde nossos ancestrais estão encantados, destacou um dos participantes. O evento reforçou a autonomia e a segurança das comunidades indígenas na proteção ambiental, promovendo o fortalecimento cultural e a preservação dos territórios tradicionais”.

Os Guardiões Ambientais
O curso de Formação dos Guardiões Ambientais em Vigilância Territorial tem dois eixos principais: a vigilância e o monitoramento do interior até as fronteiras das terras indígenas. Esta iniciativa da CONAFER contribui para uma comunidade indígena mais protegida e unida, criando barreiras para invasões e garantindo mais segurança para as atividades dos indígenas, como a preservação da sua cultura, a produção agrícola, as roçadas e os deslocamentos no território.

As Brigadas Comunitárias
As brigadas comunitárias de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, são compostas por pessoas das comunidades, que se organizam nas ações de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios em seus territórios. Os brigadistas recebem treinamento básico de combate a incêndios florestais, além de conhecimento sobre as características das áreas naturais e os riscos associados a esses incidentes.

As brigadas comunitárias são fundamentais para a proteção e a gestão de seus territórios. Nesse modelo a comunidade é protagonista no planejamento das atividades de prevenção, preparação e combate aos incêndios, o que contribui para a diminuição nos impactos dos incêndios florestais, além de ajudar na redução dos prejuízos econômicos, sociais e ambientais.
Aplicativo Hãmugãy
O Hãmugãy, a plataforma originária de proteção dos territórios, também foi apresentado aos alunos do curso de Formação dos Guardiões Ambientais em Vigilância Territorial. Hãmugãy é um aplicativo de monitoramento que facilita registros ágeis de ocorrências ambientais ou ameaças às áreas indígenas.

Hãmugãy, o aplicativo de monitoramento dos territórios, lançado pela CONAFER, tem algumas funções nas línguas indígenas e pode ser acessado do celular em locais sem internet
Os registros incluem fotos e coordenadas GPS, que são enviadas ao Centro de Monitoramento da CONAFER, e que serão disponibilizadas por meio de um mapa interativo, possibilitando a resolução do sinistro com muito mais velocidade. Cada registro é instantaneamente processado e enviado ao centro de monitoramento da plataforma, criando respostas rápidas e eficazes em situações críticas.

A plataforma Hãmugãy representa um passo audacioso em direção a um futuro mais promissor, onde o conhecimento ancestral se entrelaça com a tecnologia moderna para proteger nossos ecossistemas preciosos e apoiar as comunidades que dependem deles. É um testemunho do poder da colaboração e da inovação para enfrentar os desafios ambientais mais urgentes do nosso tempo.





