Neste mês de fevereiro, o trabalho da Secretaria Nacional de Povos, Comunidades Tradicionais e Política Social, SEPOCS, foi marcado por filiações de indígenas nos estados do Amazonas, Acre, Bahia e Rondônia. Mais de 4 mil indígenas dos povos Kaxinawá, Shanenawa, Pataxó, Kolina, Katukina, Munduruku, Baré e Aiambo, tornaram-se filiados e vão agora receber os benefícios de se associarem à CONAFER. O objetivo é apoiar e trazer autonomia para os povos originários, fortalecendo as aldeias por meio dos programas da Confederação, como o Mais Vida Brasil, por exemplo, que dá acesso a atendimento por telemedicina, reembolso de medicamentos, assistência odontológica, seguro de vida, auxílio funeral e orientação farmacêutica por telefone
Só no dia 18 de fevereiro, a equipe da Secretaria Nacional de Povos, Comunidades Tradicionais e Política Social conquistou 860 novos filiados indígenas de 36 etnias em Manaus, no Amazonas. Além disso, os colaboradores apresentaram a CONAFER e o programa de benefícios em saúde, Mais Vida Brasil, para o povo originário que vive no Parque das Tribos. Nos dias 21 e 25 de fevereiro, a equipe da SEPOCS realizou mais ações de filiação no mesmo território e cadastraram mais 262 indígenas dos povos Munduruku, Baré e Aiambo. A comunidade também foi beneficiada com um lanche e doações.

Já no Acre, os profissionais da SEPOCS realizaram ações de filiação no município de Feijó, durante todo o mês de fevereiro. No total, 1825 indígenas dos povos Kaxinawá e Shanenawa se filiaram à CONAFER. Além disso, neste mesmo estado, os colaboradores também realizaram o cadastro de fichas de novos filiados no escritório da Confederação, em Mâncio Lima, beneficiando mais 31 indígenas do povo Katukina. Na mesma oportunidade, a SEPOCS promoveu atendimentos com serviços de advocacia para a comunidade, ajudando os filiados nos processos de aposentadoria, auxílio maternidade e empréstimo.

No estado da Bahia, os colaboradores visitaram várias famílias e apresentaram os benefícios da CONAFER e do programa de benefícios em saúde, o Mais Vida Brasil, para os novos filiados do município de Itabuna e Camacã. No total, 375 indígenas foram beneficiados. Já em Porto Seguro, a equipe da SEPOCS fez o cadastro de fichas de 24 novos filiados do povo Pataxó nas aldeias Barra Velha, Imbiriba e Nova Canaã. O território já conta com mais de mil filiados.

Em Rondônia, não foi diferente. Durante todo o mês de fevereiro, a equipe da Secretaria Nacional de Povos, Comunidades Tradicionais e Política Social, a SEPOCS, realizou ações de filiação no município de Porto Velho. Os colaboradores preencheram as fichas dos novos filiados no escritório da CONAFER e conquistaram mais de 400 novos filiados do povo Kolina e Katukina.

A filiação dos indígenas à CONAFER possibilita um apoio direto por meio da SEPOCS, ajudando a melhorar as condições de vida nas comunidades originárias. Além disso, o programa Mais Vida Brasil e outros projetos da Confederação oferecem ajuda em áreas importantes como saúde, educação e segurança alimentar, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar das famílias. A entidade também possibilita que as comunidades indígenas se beneficiem com a agricultura sustentável e a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que fortalece a autonomia nas aldeias, criando uma rede de apoio que impulsiona o empreendedorismo e a geração de renda.