Neste mês de abril, a Secretaria Nacional de Povos, Comunidades Tradicionais e Política Social da CONAFER, a SEPOCS, atuou no apoio à produção agrícola dos pequenos produtores rurais da Bahia e Rondônia. A equipe da SEPOCS também conquistou novos filiados na aldeia Bahetá, localizada na Região das Alegrias, na Terra Indígena Caramuru, em Itaju do Colônia, Bahia, e no município de Porto Velho, Rondônia. O objetivo da Confederação é levar ajuda para quem mais precisa, por meio do trabalho desenvolvido pelos colaboradores da SEPOCS, que ensinam técnicas sustentáveis de produção no campo para os povos indígenas e pequenos produtores rurais em todo o país. No total, mais de 130 famílias dos povos Kariri-Sapuyá e Pataxó Hã-hã-hãe se tornaram novos filiados neste mês de abril e, agora, recebem os benefícios da CONAFER de forma permanente

Na Bahia, as ações de filiação se concentraram na aldeia Bahetá, localizada na Região das Alegrias, na Terra Indígena Caramuru, no município de Itaju do Colônia. A equipe da SEPOCS visitou a comunidade e apresentou os benefícios e programas oferecidos pela CONAFER, buscando fortalecer os laços com os povos originários e aumentar o acesso a políticas de apoio e produção sustentável. Como resultado desse trabalho, 3 indígenas do povo Kariri-Sapuyá foram filiados à Confederação, recebendo carteirinhas de identificação como novos beneficiários. A ação reforça o compromisso da entidade em ajudar os povos originários na agricultura familiar.

Em Rondônia, as ações foram realizadas em diferentes locais da capital Porto Velho. No dia 6 de abril, por exemplo, a equipe esteve presente no loteamento Aeroclube 2, onde realizou atendimentos à comunidade local, promovendo o cadastro de novos filiados e distribuindo alimentos como parte da iniciativa solidária. Aproximadamente 60 moradores foram beneficiados com a ação, que também incluiu orientações sobre os direitos dos agricultores familiares e as possibilidades de apoio técnico oferecidas pela CONAFER.

Mesmo sob condições climáticas adversas, a equipe prosseguiu com as atividades. No dia 8 de abril, a comunidade da Linha 41 recebeu a visita da SEPOCS, resultando no cadastramento de 25 indígenas interessados em participar da Confederação. Já no dia 15, a ação se concentrou na região do Km 41, onde mais 36 moradores se tornaram novos filiados, demonstrando o interesse das comunidades em receber o apoio da CONAFER na produção da agricultura familiar. As atividades continuaram nos dias 16 e 17 de abril, quando os profissionais do escritório da CONAFER em Porto Velho fizeram o atendimento presencial aos agricultores e suas famílias. Durante esse período, 11 novas filiações foram registradas.


Ao longo do mês, mais de 130 famílias dos povos Kariri-Sapuyá e Pataxó Hã-hã-hãe se tornaram novos filiados da CONAFER, garantindo o acesso a políticas públicas específicas, assessoria técnica e ações voltadas ao fortalecimento da produção agroecológica e da agricultura familiar. Essas ações reforçam o papel importante das comunidades tradicionais na conservação do meio ambiente por meio da produção sustentável.

De forma permanente, a SEPOCS reafirma seu compromisso com as aldeias e agricultores familiares de todo o país, respeitando a diversidade cultural e promovendo a autonomia dos indígenas agricultores familiares, especialmente aqueles que historicamente enfrentam dificuldades no acesso aos seus direitos. As ações realizadas em abril são exemplo concreto do esforço da Confederação em transformar a realidade do campo, promovendo dignidade, segurança alimentar e oportunidades para quem vive da terra.