da Redação

Lançado no final de 2020, o Sistema Único da CONAFER vem recebendo milhares de novas filiações por todo o país; o cadastramento dos agricultores do Norte é uma conquista histórica para a Confederação

O presidente da CONAFER Carlos Lopes, no centro, comemora com os secretários Silas Vaz da Amazônia Legal à sua direita, e Anderson Nunes secretário da Pesca e Aquicultura, a histórica conquista de 22 mil agricultores da região Norte

Neste ano de 2021, quando completa 10 anos, a CONAFER implementa a sua plataforma inovadora que vai quantificar e qualificar os seus agricultores e agricultoras associados. A comunicação que se estabelece nesta nova relação com os agricultores familiares de todos os estados brasileiros, vai contribuir imensamente para um crescimento contínuo do segmento agrofamiliar, cumprindo com os objetivos da Confederação.

Por isso, esta quinta-feira, 4 de fevereiro de 2020, é um marco na história da Confederação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, a nossa CONAFER, fundada em 2011, e que vem desde então em constante evolução e crescimento.

Neste dia, Silas Vaz, Secretário da Amazônia, e Anderson Nunes, Secretário da Pesca e Aquicultura, entregaram ao presidente Carlos Lopes 22 mil novos filiados à Confederação. São agricultores familiares de todas as categorias da região Norte, pescadores, extrativistas, camponeses, assentados e acampados, todos os
representantes do segmento agrofamiliar da maior e potencialmente mais rica região do país.

Na primeira listagem que já está sendo colocada no Sistema da CONAFER, temos associações e agricultores do Amapá, do Pará, de Roraima, de Rondônia e do Maranhão.

Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, Roraima e Rondônia, além dos representantes do nosso rico Centro-Oeste, por meio da FAFER do Mato Grosso.

Do Norte, podemos destacar as entidades associadas da nossa entidade-irmã FAFERMA, a Federação Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Maranhão, da APOVO que representa pescadores, extrativistas de demais categorias da região do Tucuruí, e a FAECOPA, a Federação dos Agricultores e Empreendedores Cooperativados e Pescadores Artesanais do Pará.

Secretários da Amazônia e da Pesca percorrem milhares de quilômetros em busca de filiações

Sila Vaz e Anderson Nunes têm apresentado a CONAFER a milhares de agricultores familiares por todos os estados da região com mais oportunidades do país.

A Amazônia se encontra no meio de um debate internacional permanente sobre a importância de haver regras e ações claras para uma exploração sustentável. Mas só vamos tirá-la da invisibilidade, ao revelar suas riquezas e aprimorar as suas demandas. Os secretários têm percorrido juntos todos os cenários da agricultura do Norte, passando por milhares de cidades, visitando associações, comunidades indígenas e quilombolas, do Amazonas, do Pará, do Tocantins, de Roraima, de Rondônia, do Acre e dos estados que estão incluindo a partir de agora no Sistema Único toda a diversidade dos nossos agricultores nortistas.

https://conafer.org/2020/09/30/cadastro-dos-agricultores-familiares-vamos-fortalecer-o-sistema-unico-da-conafer/

Esta é a caraterística principal da CONAFER. O encontro de todos os povos, receber os saberes, compartilhar o conhecimento coletivo, entender que a riqueza da terra não se caracteriza apenas como instrumento do trabalho, mas de socialização, de crescimento sócio-econômico de todos e respeito pelo meio ambiente.

Nas palavras do presidente Carlos Lopes, “inaugura-se a partir de agora um novo olhar para a variabilidade dos agricultores da Amazônia Legal, de todos os produtores dos estados do Norte. Este rico cenário de diversidade de ecossistemas, de culturas diversas e força econômica é integrado à CONAFER da forma sólida, porque este é um compromisso da Confederação com o agricultor em seu território, com suas possibilidades, com tudo o que ele tem a nos oferecer e ensinar, e oportunizar o que podemos levar até ele. Este é o nosso Norte!”

Compartilhe via: