16 de Março. Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas

Hoje é o Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, criado pela Lei federal 12.533, de dezembro de 2011, para alertar sobre a importância da defesa do meio ambiente na preservação da vida.

A mudança climática é um dos maiores desafios da atualidade. Seus impactos afetam desde a produção de alimentos até o aumento do nível do mar – aumentando o risco de inundações e catástrofes, por exemplo –, o que desestabiliza países e o meio ambiente no mundo todo.

Em 2018, a concentração de CO2 na atmosfera atingiu 411,25 ppm (partes por milhão), um dos maiores valores dos últimos 5 milhões de anos, segundo dados da National Oceanic & Atmospheric Administration (NOAA). O nível mínimo seguro para evitar um colapso climático de grandes proporções é de 350 ppm.

Esse dado fornece uma ideia de como o tema é fundamental para a vida no planeta, despertando a necessidade de uma reflexão a respeito das responsabilidades a serem assumidas por governos, grandes empresas, sociedade como um todo e cada um de nós, individualmente.

Nós, agricultores familiares e indivíduos, podemos colaborar para a adoção de algumas medidas de enfrentamento a esse desafio, entre as quais: diminuir o desmatamento, investir na conservação e no reflorestamento de áreas naturais, incentivar o uso de energias renováveis não convencionais (solar, eólica, biomassa, por exemplo), reaproveitar e reciclar materiais, além de consumir alimentos oriundos de pequenas propriedades e da agricultura familiar.

É imprescindível a preservação das florestas, pois elas são grandes depósitos de carbono. Por isso, manter as florestas protegidas e restaurar áreas desmatadas é um mecanismo essencial para a diminuir os efeitos do aquecimento global. Além disso, elas contribuem para a preservação dos serviços ecossistêmicos, como é o caso da própria agricultura.

A CONAFER está alinhada com a Agenda 30 da Organizações das Nações Unidas (ONU), na luta por enfrentar os desafios ambientais e evitar as mudanças climáticas, tendo como foco a erradicação da pobreza, o fomento à agricultura sustentável e a preservação da vida existente no planeta.

Afinal, o planeta é responsabilidade de todos nós.

Compartilhe via: