da Redação

A união dos ativos de dados e informações das duas empresas vai formar um marketplace para disponibilizar empréstimos em todo o país: valores financiados podem ir de R$ 10 mil a R$ 100 mil e terão como garantia a produção rural financiada

Vai começar a grande colheita da agricultura familiar brasileira. A união da CONAFER, representante de parcela significativa dos produtores de alimentos do país, com a SERASA EXPERIAN, empresa com a maior e mais completa base de dados do Brasil para análises de crédito, é uma revolução no campo.

A partir de agora, com o termo de parceria assinado em São Paulo, na sede da SERASA EXPERIAN, os produtores agrofamiliares brasileiros podem assumir o papel de protagonistas em seu desenvolvimento, como empreendedores que não dependem apenas do capital dos bancos públicos, como acontece historicamente, mas com a real chance de acessarem o capital por meio de recursos privados, capazes de alavancar os seus negócios e o seu bem-estar socioeconômico de forma definitiva.

Com a união dos investimentos do sistema financeiro privado e a cadeia produtiva do segmento agrofamiliar, “vamos gerar mais riquezas e colocar a agricultura familiar brasileira em seu lugar de direito, como segmento econômico forte e vibrante, levando crédito, produtos e serviços para os agricultores que alimentam uma nação inteira”, afirmou Carlos Lopes, presidente da CONAFER.

“Bilhões em soluções” é o tema definido para celebrar a assinatura do termo de parceria

Esta parceria é a voz da autonomia falando a todos os pequenos agricultores que agora eles podem ser grandes produtores agroecológicos. CONAFER e SERASA EXPERIAN vão levar bilhões em soluções financeiras para os milhões de camponeses, pescadores, lavradores, agropecuaristas, extrativistas, ribeirinhos, artesãos, quilombolas, indígenas, assentados e acampados espalhados por todo o território nacional.

Marcelo Pimenta, diretor do DataLab da SERASA EXPERIAN, e responsável pela entrada da empresa no segmento de agronegócio, revela que “o crédito ao produtor rural será oferecido por meio de um aplicativo, acessado pelo smartphone”.

São milhões de produtores que respondem por 10% do PIB e por mais de 70% do alimento consumido diariamente pelos brasileiros, que poderão obter financiamentos por meio de um shopping virtual de crédito voltado para o produtor familiar.

A previsão inicial é que o marketplace possa ofertar crédito a 100 mil agricultores familiares com informações e score alto, viabilizando e acelerando os empréstimos. Pimenta informa que “a Serasa vai receber uma comissão sobre os negócios fechados. Depois, por 6 meses, vamos acompanhar as taxas de default (calote) de aprovação e, na sequência, abriremos o marketplace para os cerca de 4 milhões de produtores familiares”.

A ideia é atrair cerca de 20 instituições financeiras entre bancos, fintechs e bancos digitais. Segundo Pimenta, “é uma aprovação sem burocracia e sem a exigência de um projeto, como ocorre nas linhas oficiais. Neste caso, o que embasa a aprovação de crédito é a nota do produtor dada pelo score da Serasa”.

Parceria cumpre compromisso da Confederação de fomentar e levar autonomia ao segmento agrofamiliar

O presidente Carlos Lopes foi categórico durante exposição na sede da SERASA EXPERIAN, em reunião com o seu presidente Valdemir Bertolo e diretoria, por ocasião da assinatura do termo de parceria: “a oferta de crédito do governo não consegue suprir a demanda do agricultor familiar. O financiamento é de difícil acesso e está limitado pelo orçamento público.”

O presidente da CONAFER, Carlos Lopes, e o presidente da SERASA EXPERIAN, Valdemir Bertolo, durante a assinatura do termo de parceria

Carlos Lopes lembra “que é preciso estar onde a agricultura familiar está acontecendo, onde os negócios e o dinheiro estão acontecendo, em qual ambiente de produção e consumo estas relações estão acontecendo, nas feiras, nos pequenos e grandes varejos, e trocar a política de subsídio por investimentos reais do setor privado, levando crédito, serviços digitais e estrutura nas propriedades e nos pontos de venda dos pequenos produtores, isto é, garantindo autonomia e capacidade de se desenvolver com dignidade e com perspectiva de futuro”.

Após o encontro entre as diretorias da CONAFER e SERASA EXPERIAN, a parceria foi celebrada com um almoço dentro dos protocolos sanitários em função da pandemia.Leia

Leia também no Estadão

Compartilhe via: